# 13º salário: empresas têm até 30 de novembro para pagar primeira parcela aos trabalhadores

- Link: https://oquartopoder.com.br/13o-salario-empresas-tem-ate-30-de-novembro-para-pagar-primeira-parcela-aos-trabalhadores/
- Published: 2025-10-21T10:41:00-03:00
- Author: Redação

Com a chegada das festas de fim de ano de 2025, os trabalhadores brasileiros já 
aguardam um reforço no orçamento: o 13º salário. As empresas têm até o dia 30 de
novembro para pagar a primeira parcela do benefício aos empregados com carteira 
assinada. Instituído pela Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, o 13º garante um
salário extra no encerramento do ano e se tornou um dos principais direitos trabalhistas
do país.

Conforme a legislação, tem direito ao benefício o trabalhador que executou as atividades
por 15 dias ou mais durante o ano – e que não foi demitido por justa causa.

## Como o 13° é calculado?

O  valor da gratificação de natal é proporcional ao período trabalhado. Ou seja,**
se o colaborador trabalhou 12 meses, o valor do 13° deve corresponder ao total de
seu salário mensal.** Já no cenário em que a pessoa trabalhou apenas 6 meses no 
ano, o bônus natalino corresponderá a 50% da sua remuneração.

**Confira como fazer o cáculo da primeira parcela:**

 * Dividir o valor do salário bruto mensal por 12;
 * Multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados;
 * Dividir o resultado por 2 para obter o valor da primeira parcela do 13º.

O **benefício é pago em duas parcelas anualmente**. A primeira deve ser paga até
o dia 30 de novembro de cada ano, considerando o valor bruto da remuneração mensal.
Já a segunda parcela pode ser paga até o dia 20 de dezembro. O empregador também
pode realizar o pagamento integral – respeitando a primeira data.

O valor da segunda parcela é diferente da primeira, considerando que são inclusos
no cálculo dela os descontos do trabalhador sob as normas da CLT.

O trabalhador tem assegurado que a cada mês trabalhado tenha o direito de receber
o valor extra correspondente a 1/12 (um doze avos) do seu salário no ano correspondente.

Para calcular a segunda parcela do 13°, o salário bruto é dividido por 12 e multiplicado
pelo número de meses trabalhados. Do montante são subtraídos o Imposto de Renda 
e a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – conforme como
já ocorre com o salário, mês a mês.

Fonte: [Brasil 61](https://brasil61.com/n/13-salario-empresas-tem-ate-30-de-novembro-para-pagar-primeira-parcela-aos-trabalhadores-bras2514974)
