Shoppings em Santarém vão reabrir a partir da próxima quarta-feira

Os dois shoppings de Santarém, no oeste do Pará, vão reabrir ao público a partir da próxima quarta-feira (17), decidiu no último sábado, comitê de Gestão de Crise de enfrentamento ao novo coronavírus no município. Nos últimos dias, os membros do comitê têm se reunido para avaliar a retomada de algumas atividades dos setores produtivos de Santarém.

Na semana passada, o prefeito Nélio Aguiar recebeu um grupo de empresários donos de academia que solicitaram a reabertura de seus estabelecimentos, alegando prejuízos desde o início da pandemia, a partir das medidas de distanciamento social, tomadas pelo governo, que resultou na suspensão de diversas atividades.

Outros setores passaram a pressionar também pela abertura, ainda que de forma gradual, dos demais serviços. No sábado, foi decidido que os shoppings e os salões de beleza da cidade vão poder voltar com suas atividades na próxima quarta-feira (17), mas cumprindo várias medidas de segurança, além de manter o distanciamento, as normas de higiene e o uso obrigatório de máscaras. Esses estabelecimentos vão poder funcionar de 12h às 20 horas, mas apenas com 40% da lotação permitida.

No caso dos shoppings, nem todos os setores vão reabrir. Por exemplo, cinemas, áreas de lazer e as praças de alimentação permanecem fechados. Em relação aos salões de beleza e barbearias, o sistema de agendamento foi estabelecido como uma das medidas para a reabertura.

O comitê volta a se reunir a partir desta semana para avaliar a retomada de outras atividades em Santarém.

As retomadas de outras atividades serão discutidas durante a semana em próxima reunião do Comitê.

A decisão de reabrir shoppings e salões de beleza foi tomada após avaliação da curva de contágio de novos casos que, segundo a Prefeitura, está em queda. “Esse cenário permite que o comitê discuta a retomada de algumas atividades. Vamos editar um novo decreto para regulamentar as regras e garantir a segurança de nossa população. Vamos sempre lembrar que a atual situação não possui fórmula exata e que as situações e cenários poderão ser reavaliados de acordo com a taxa de contágio”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Na noite de ontem (13), no último boletim da Covid-19, divulgado pela Prefeitura, foram confirmados 65 novos casos positivos, todos por testes rápidos. Agora, o município totaliza 2.787 casos confirmados. Existem 2.504 pessoas recuperadas e o total de óbitos é de 153 vítimas. Além disso, 1.186 resultados deram negativos, 82 estão em análises, 3.932 estão sendo monitorados, e 12.080 monitorados já recuperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *