Nutricionista santarena ensina três receitas para fazer sua festa em casa

Fogueira, quadrilha, milho, amendoim, fubá com goiabada e muita diversão. Tradicionalmente, nesta época do ano começa a contagem regressiva e os preparativos para as famosas festas juninas. Este ano, porém, o pé de moleque, o quentão e a maçã do amor terão que esperar: com a quarentena, as festas tradicionais não devem acontecer, pelo menos por enquanto. Pensando naqueles que não querem perder a melhor parte desta época – a comida boa – a tutora do curso de Nutrição da Pitágoras Santarém, Lurdiane Souza, compartilhou algumas receitas simples para quem quer fazer a festa dentro de casa, com segurança e muito sabor!

Confira as receitas abaixo:

PÃO DE FUBÁ COM GOIABADA

Ingredientes:

Farinha de trigo – 700g
Fubá – 300g
Sal – 10g
Erva Doce – 5g
Açúcar – 150g
Fermento biológico – 20g
Ovos – 2 unid.
Manteiga – 100g
Água – mais ou menos 200g
Goiabada pedaço – 400g
Modo de preparo: Misture as 200g farinha, o fermento todo e os 200 ml de água até formar uma pasta. Reserve por 15 minutos. Adicione todos os ingredientes, a massa que estava separada e um pouco de água, amasse (sove a massa), adicionando a água aos poucos até formar uma massa homogenia. Divida-a em pedaços e deixe descansar por 20 minutos. Modele-a novamente e, em formato desejado, passe na água e no fubá. Se preferir, pode cortá-la em pedaços. Reserve e deixe crescer por 2 horas ou até triplicar o tamanho do pão. Por fim, basta levar ao forno pré-aquecido em 160°C e assar por 20 minutos.

CASADINHO DE AMENDOIM

Ingredientes

Manteiga – 500 g
Gemas – 5 unid.
Açúcar refinado – 250 g
Farinha de trigo – 600 g
Amendoim torrado e triturado – 150
Raspa de limão – 3 g
Doce de leite Aviação – 600g
Modo de preparo: Coloque a farinha misturada com o amendoim na bancada e faça uma abertura no centro. Acrescente a manteiga, açúcar, as gemas e misture. Coloque a farinha aos poucos até a massa formar e leve para geladeira por 1h. Divida a massa em partes, use um rolo para esticá-la, modele com o cortador e coloque na forma. Leve ao forno pré-aquecido em 160°C, por 15 minutos. Depois de frio, casar os biscoitos com doce de leite ou goiabada cremosa e, para finalizar, passar no açúcar refinado.

BOLO DE MILHO COM QUEIJO

Ingredientes:

Farinha de trigo – 500 g
Milho verde – 400 g
Açúcar refinado – 500 g
Leite integral – 500 g
Ovos – 06 unid.
Óleo – 300 ml
Fermento químico – 25 g
Queijo mussarela – 300 g
Modo de preparo: Coloque no liquidificador o milho verde, óleo, ovos, leite e o açúcar. Bata por dois minutos. Adicione a farinha e o fermento e mexa manualmente. Coloque, em uma assadeira untada, um pouco da massa e forre com o queijo. Coloque o restante da massa cobrindo o queijo e leve ao forno pré-aquecido em 170°C. Assar por 40 minutos.

Fonte: Webershandwick

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *