Associação quilombola de Oriximiná lança moda para estimular a entrada de jovens das comunidades no ensino superior

“A casa grande surta quando a senzala aprende a ler” este é o tema explícito nas camisetas produzidas pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Oriximiná (Arqmo) que busca estimular a adesão dos jovens das 37 comunidades remanescentes de quilombos do município ao ensino superior. A iniciativa da associação busca ainda o enfrentamento ao preconceito e racismo com os quais os jovens sofrem ao ingressaram na vida acadêmica em Oriximiná e nas universidades da região.

De acordo com a coordenadora de mulheres da Arqmo, Gabriela Almeida, acadêmica de biologia da Ufopa, a iniciativa surgiu a partir de uma conversa informal entre os coordenadores da Arqmo que pensaram em camisas a serem produzidas com frases de impacto que combatessem o preconceito e racismo. “A gente viu a frase nas redes sociais e pensou em fazer camisetas pra gente. Mandei a frase para um amigo e ele criou a arte, a partir daí fizemos sete camisetas e postamos nas redes sociais, hoje a gente tem aproximadamente 100 camisetas vendidas e o que percebemos é que pessoas se interessam muito mais pela frase que pela arte da camisa”, recordou a coordenadora.

A Arqmo em parceria com a Ufopa realizam um cursinho preparatório para o vestibular, o que já assegurou êxito a muitos acadêmicos, porém mesmo com o sistema de cotas, há todo um processo rígido que vai de entrega de documentação que comprova sua origem até avaliação escrita voltada aos conhecimentos tradicionais, porém o desafio maior é a permanência dos jovens na universidade. “Há todo um processo que a gente enfrenta, muitos jovens acabam saindo dos quilombos para viver nas cidades longe da família e sem condições financeira, alguns jovens acabam por desistir da universidade por conta dessa realidade”, enfatizou Gabriela.

A Arqmo acredita que a produção das camisetas vai gerar um estímulo maior entre os jovens quilombolas que estão em preparação, mesmo em período de pandemia, para o vestibular especial quilombola que deve ser lançado início de 2021. Os interessados em adquirir as camisetas devem entrar em contato com a Arqmo via telefone (93) 99120-5710 ou nas redes sociais da Arqmo Identidades.

Divulgação/ECAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *