Arquidiocese de Santarém realiza Missa dos Santos Óleos nesta terça-feira, 4, Dia do Sacerdote

A Arquidiocese de Santarém realiza na próxima terça-feira (4), a partir das 19h30, na Catedral Metropolitana de Santarém, a Missa dos Santos Óleos, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman, CSJ. Nesta celebração os padres da Arquidiocese renovam as promessas sacerdotais e é dada a bênção aos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.

A Missa terá a presença dos padres arquidiocesanos e dos sacerdotes de congregações religiosas: jesuítas, verbitas, dehonianos, carmelitas e franciscanos.

Nos costumes da Igreja, a Missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, porém, considerando a realidade da Arquidiocese, nas suas dimensões geográficas, em Santarém esta celebração é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades e paróquias nas celebrações da Semana Santa. No entanto, por conta da pandemia da Covid-19, a celebração não pôde ser realizada conforme o costume, e por isso foi adiada e ocorrerá somente agora, dia 4 de agosto.

Os Santos Óleos

A Missa dos Santos Óleos é chamada também de Missa da Unidade por causa da renovação das promessas sacerdotais. Os óleos que serão abençoados pelo Arcebispo são: dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, usados em diversos momentos sacramentais.

O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo para aqueles que vão ser batizados e sejam fortalecidos na luta contra o mal. O Óleo dos Enfermos é um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O Óleo do Crisma é utilizado na unção de vários sacramentos: no Batismo e no sacramento do Crisma ou Confirmação. Ele também é usado na Ordenação Presbiteral, passado nas mãos do novo sacerdote e na Ordenação Episcopal, ungindo a cabeça do novo bispo.

Transmissão da Missa

Os fiéis poderão acompanhar a Missa dos Santos Óleos pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação: Rádio Rural, TV Encontro (Canal 26.1) e Redes Sociais (facebook e youtube da TV Encontro).

Fonte: Arquidiocese de Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *