Coordenação do Lapmat divulga nova análise no Painel Covid Lapmat

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, a coordenação do Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat) da Universidade Federal do Oeste do Pará publicou uma nova versão do estudo sobre os números relacionados à pandemia para o país, o estado e região Oeste do Pará, a partir das atividades do Painel Covid Lapmat.

De acordo com a análise feita até o dia 31 de julho, o município de Itaituba ultrapassou Santarém no número de casos registrados pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

Outro dado da análise é de que há uma grave divergência entre os dados da Prefeitura de Santarém e os da Sespa. O órgão estadual registra, até o momento, 40% a menos de casos e óbitos do que a Prefeitura.

Na região Oeste do Pará, o movimento de queda no registro de óbitos diários, iniciado no começo de junho, foi interrompido no início de julho, quando houve um pequeno aumento, mas com indicação de retomada da queda em agosto.

No Pará, a queda iniciada ainda em maio, no número de óbitos diários, se confirmou, tendo um pequeno distúrbio para mais no meio de julho, terminando o mês com média de 10 óbitos diários.

No Brasil, desde o início de junho, quando se atingiu o primeiro pico no registro de óbitos diários, houve crescimento lento e estável, ao que se chama de platô, na casa de 1000 óbitos diários.

Confira os números dessa análise no Painel Covid Lapmat (AQUI).

Análises encerradas

Professor Hugo Alex Diniz, reitor da Ufopa e coordenador do Lapmat, anunciou que as atividades relacionadas ao acompanhando dos números da pandemia finalizaram com esta última análise divulgada.

Foram um pouco mais de quatro meses de atividades do Lapmat com o propósito de acompanhar a evolução dos números da Covid-19 para ajudar no combate, principalmente, na região Oeste do Pará. “Considero que os objetivos do Painel foram alcançados. O principal era se juntar ao esforço das universidades em trazer uma análise e informações sobre a pandemia para toda a população. Utilizamos tecnologia moderna de inteligência de dados para mostrar diversos panoramas do Brasil, do Pará e do Oeste do Pará. E também utilizamos alguns modelos matemáticos para analisar a evolução da pandemia”, disse professor Hugo.

Ele informou também que o Painel Covid Lapmat será transformado em uma atividade didática para que os alunos possam dominar as tecnologias utilizadas na ferramenta. O projeto também teve a participação do professor Rodrigo Medeiros.

Fonte: Comunicação/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *