Promotoria elabora relatório com dados semanais da covid-19 no Baixo Amazonas

A 8ª Promotoria de Justiça de Santarém elaborou relatório com o quadro demonstrativo de casos de covid-19 na região do Baixo Amazonas. O objetivo foi identificar a dinâmica semanal da pandemia nos 13.municípios/distritos da região, de acordo com dados epidemiológicos fornecidos pelas prefeituras, possibilitando que as promotorias acompanhem a evolução, além de subsidiar possíveis medidas de acordo com a realidade local.

O relatório foi consolidado Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI/Santarém), eixo Engenharia, com base em informações oficiais dos municípios de Almeirim/Monte Dourado, Alenquer, Belterra, Faro, Juruti, Mojui dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Santarém. De acordo com o engenheiro civil Marcus Sampaio, trata-se de uma forma diferente de demonstração dos dados, de modo que sejam visualizadas as evoluções semanais do número de infectados, recuperados e óbitos, ao lado das medidas administrativas adotadas por cada município (lockdown, quarentena ou flexibilização). O relatório não apresenta conclusões ou análises, somente demonstra o quadro.


A 8ª Promotoria de Justiça compartilhou o relatório com as promotorias dos demais municípios, uma vez que a situação epidemiológica da região impacta diretamente em Santarém, por ser o município de referência da 9ª Regional de Saúde, e que recebe os pacientes mais graves no Hospital Regional do Baixo Amazonas e no Hospital de Campanha.

O relatório apresenta dados referentes a 13 semanas, desde o dia 4 de maio, até 27 de julho. Traz os gráficos de cada município e outros que comparam cidades próximas ou vizinhas. Os dados apontam a semana em que mais foram registrados casos em cada município. O maior número em uma semana foi registrado em Santarém, com 846 casos, de 7 a 13 de julho. Juruti registrou 473 infectados de 9 a 15 de junho; Oriximiná teve duas semanas seguidas com alto número: de 9 a 15 de junho, com 432 casos, e de 16 a 22 de junho, com 454, somando 886 infectados nessas duas semanas.


O município com maior número de casos na última semana consolidada (de 21 a 27/07), foi Santarém, com 605 casos, seguido de Óbidos, com 338 casos, tendo apresentado 74 casos na semana anterior. Ainda em relação à última semana demonstrada, os municípios que apresentaram aumento de casos em relação à semana anterior foram Almeirim, Belterra, Juruti e Óbidos. E os que apresentaram diminuição foram Alenquer, Mojui dos Campos, Monte Alegre, distrito de Monte Dourado, Prainha, Santarém, Faro e Oriximiná.


O responsável pelo relatório destaca que os dados são somente demonstrativos e foram informados pelas prefeituras. As variáveis, como ausência de testagem e tipo de medidas administrativas que influenciaram em cada período, devem ser consideradas de acordo com a realidade e demais dados de cada município.

Acesse o relatório completo.

Fonte: Ministério Público do Estado do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *