Estado transfere cinco pacientes de Covid-19 de Monte Alegre para Itaituba

Após passar pelos municípios de Juruti e Óbidos, nesta sexta-feira (22), o governador Helder Barbalho encerrou a agenda de trabalho no Oeste do Pará no município de Monte Alegre, onde verificou as condições de funcionamento do Hospital Municipal. O governo do Estado ofereceu apoio aos pacientes mais graves da Covid-19, caso necessitem de internação ou transferência. Somente hoje, cinco pacientes foram transferidos de Monte Alegre para Itaituba, no sudoeste, com apoio da logística organizada pelo governo estadual.

Estado deu reforço aéreo para transferência de pacientes para outros centros de tratamentos contra a Covid no Estado

“Nós estamos percorrendo todos os municípios da região da Calha Norte no sentido de dar apoio em saúde para nossa população. Em Monte Alegre estive no hospital da cidade para ajustarmos as ações e salvarmos vidas das pessoas que necessitem de atendimento. Já fizemos a transferência de pacientes para Itaituba. Os cinco pacientes serão regulados na central de leitos de UTI para continuar seus tratamentos contra a Covid-19. Da mesma forma, já articulamos com a Prefeitura os reforços de oxigênio, para que não falte no município. Vamos trabalhar em sintonia com a Prefeitura Municipal para que, juntos, possamos concluir a nossa missão de dar assistência para a população de Monte Alegre e região”, destacou Helder Barbalho.

Para a secretária de Saúde de Monte Alegre, Sarina Abud, a visita do governador renovou as esperanças da população, já que o sistema público de saúde do município enfrenta problemas devido à pandemia de Covid-19. “A visita do governador foi muito importante para mostramos a nossa realidade. Estamos com uma grande deficiência de oxigênio, e ele já nos informou que estarão chegando cilindros de Alenquer para nos auxiliar. Esperamos que a situação melhore, e essa fase ruim passe”, disse a secretária.

Mais leitos – Com o objetivo de reforçar o atendimento a pacientes com a Covid-19 no Oeste do Pará, o governador informou que já foram abertos 10 leitos de UTI em Juruti, 40 leitos de UTI em Santarém e serão oferecidos mais 60 leitos de UTI em Itaituba no final de semana, totalizando 110 leitos na região. Ele ressaltou que todas essas cidades também contam com leitos clínicos e receberão reforços nos estoques de oxigênio.

Na manhã desta sexta-feira (22), Helder Barbalho informou que já garantiu doses extras da vacina contra a Covid-19, em contato com o Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar mais moradores do extremo oeste do Pará. O chefe do Executivo estadual alertou que a região já enfrenta uma segunda onda da doença, devido à proximidade com o Estado do Amazonas.

Desde a última quinta-feira (21), o governador já percorreu seis municípios do Baixo Amazonas para acompanhar as ações contra a Covid-19 na região. O chefe do Executivo esteve em Faro, Terra Santa, Oriximiná, Juruti, Óbidos e Monte Alegre.

Ag. Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *