DE VOLTA PRA CASA: piloto Toninho Sena já está em Santarém

O piloto santareno Antônio Sena, 36 anos, chegou a Santarém, no oeste do Pará, na tarde deste sábado (5). Ele foi encontrado com vida na última sexta-feira (5), por trabalhadores, que coletam castanha na localidade conhecida como Igarapé do Puxuri, afluente do Rio Paru, em Almeirim, depois de mais de 30 dias perdido em uma região de mata fechada na divisa do Pará com o Amapá.

Toninho Sena faz sinal de positivo após ser resgatado pelos homens do Grupamento Aéreo de Segurança Pública. Foto: Divulgação AP

Bastante debilitado, o piloto foi resgatado na tarde de hoje (6), por homens do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), disponibilizado pelo governo do estado. De lá, foi transportado de helicóptero para o município de Prainha.

Piloto Toninho Sena foi resgatado com vida após mais de 30 dias desaparecido depois da queda de avião. Foto: Ag. Pará

Antonio Sena estava desaparecido desde o último dia 28, junto com sua aeronave, modelo Cessa 210, prefixo PT-IRJ, após decolagem do município de Alenquer, no oeste do Pará.

A esperança de reencontrar com vida o piloto do Cessna 210 surgiu nesta sexta-feira (5), depois do contato telefônico de pessoas que encontraram o piloto e avisaram familiares dele. Ele foi encontrado por coletores de castanha em uma região  próxima  da divisa com o Amapá em uma localidade chamada Igarapé Puxuri.

Resgate

A operação para busca e resgate do Antônio Sena reiniciou nas primeiras horas deste sábado (06) quando decolaram no Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”, um helicóptero modelo esquilo e um avião modelo C-206, ambos da frota própria do Governo do Estado. No final da manhã, o Governo do Estado também enviou uma aeronave do modelo Caravan, que decolou de Belém. Essa terceira aeronave do Estado tem maior autonomia e capacidade de transporte.

Contatos e renovação de esperanças

O contato com a comunidade onde o piloto desaparecido estava localizado aconteceu por meio de um rádio amador com constante oscilação de sinal. Informações iniciais da equipe de resgate dão conta que o piloto Antônio Sena estava em uma área de mata extremamente fechada. Membros da comunidade estão tentando abrir uma clareira e sinalizar para permitir que o helicóptero encontre o local. A família do piloto também fretou uma aeronave que auxiliou na identificação do lugar dentro da mata.

Adversidades

Por conta das fortes chuvas na região, as buscas foram paralisadas por volta das 13h deste sábado. A equipe responsável aguarda a chuva passar para reiniciar os trabalhos. Aparentemente o piloto Antônio Sena apresenta escoriações pelo corpo e sinais de desgaste físico.

Organização

Imediatamente após o governador Helder Barbalho (MDB) confirmar nas redes sociais que o piloto Antônio Sena foi localizado com vida, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e integrantes das Polícias Civil e Militar de Santarém iniciaram o planejamento para resgate do piloto desaparecido.

Com informações da Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *