“A saúde do jeito que está, não dá”, afirma JK do Povão

O parlamentar considera descaso com o setor de Regulação e a Ouvidoria do SUS, nos últimos oito anos. 

O vereador JK do Povão (PSDB) afirmou durante a sessão desta quarta-feira (10/03), na Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, que a saúde pública do município sofre há décadas com o descaso e falta de gestão.

Vereador do JK tem cobrado insistentemente melhorias para o setor da saúde pública em Santarém. Foto: Ascom/Câmara

Após visita ao setor de Regulação e à Ouvidoria do Sistema Único da Saúde (SUS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o parlamentar considerou que tanto o ex-prefeito Alexandre Von (PSDB) quanto o atual, Nélio Aguiar (DEM), em seu primeiro mandato, não dispensaram a devida atenção para os serviços. “Setores sem estrutura nenhuma. No setor de Regulação, nove pessoas estavam trabalhando em uma sala pequena com equipamentos sem condições de trabalho”, afirma.

O parlamentar enfatizou os números que mostram total desprezo pelo poder público. “O mais impressionante, uma demanda enorme de quase 10 mil atendimentos em relação a consultas, exames e cirurgias que até hoje não aconteceram. De acordo com informações que obtivemos são consultas que já chegam há cinco anos na fila de espera”.

JK se comprometeu em solicitar as informações exatas de pacientes na fila de espera e na próxima semana trazer para o plenário.

Na Ouvidoria do SUS, de acordo com o parlamentar, o descaso ainda é maior. “O serviço foi implantado aqui no município em dezembro de 2009, ainda no governo da ex-prefeita Maria do Carmo e nem ex-prefeito Alexandre Von e o Nélio, ou seja, há mais de uma década, não providenciaram melhorias e nem as demandas repassadas para Santarém. O problema da saúde é a falta de gestão e do jeito que está não dá para continuar!”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *