Em Altamira, idosos com mais de 77 anos começam a ser vacinados

Chegou a vez dos idosos a partir dos 77 anos receberem a imunização contra a Covid-19, em Altamira. A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde fará a imunização até esta segunda-feira (15) de idosos dessa faixa etária no Centro de Eventos, para quem for de carro recebe a dose no estilo drive thru, e também há uma equipe para imunizar os idosos no espaço coberto do local, das 09h às 16h.

Idosos estão recebendo as doses da vacina contra a Covid-19 no município de Altamira. Foto: Ascom/PMA

Seu Valdoíno Isaias de 78 anos, que não tem medo da vacina, aproveitou o primeiro dia para garantir a imunização. “Tem que vacinar, diz que tem gente que tem medo de vacinar por que? Nenhum laboratório vai fabricar vacinas para matar ninguém, não é isso? Então por que esse medo? Então tem que vacinar”, afirmou o idoso.

A vacinação desse público começou na quinta-feira (11).

Nos dois dias que iniciou a vacinação dessa nova faixa etária de 77 anos, 356 idosos desse grupo já foram imunizados e receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, desde o início da campanha de imunização, incluindo primeira e segunda doses, 5.786 pessoas já foram vacinadas em Altamira.

A imunização para essa faixa etária só foi possível devido a logística feita pela coordenação de imunização que, mesmo sem as vacinas dessa faixa etária ter chegado, identificou a diminuição da procura pelas doses do público alvo 85+ para o qual as vacinas disponíveis foram destinadas, e com isso, está descendo as faixas etárias e, assim conseguiu começar a vacinar idosos com idade a partir dos 77 anos.

Quadro de vacinação até a sexta (12), em Altamira:

(D1 = Primeira dose. D2 = Segunda dose)

Profissionais da saúde

  D1: 2.943

  D2: 1.228

Idosos institucionalizados

  D1: 17

  D2: 16

Idoso 90+:

  D1: 142

  D2: 104

Acamados 60+ – Para realizar a vacinação desse grupo, a Coordenação de Imunização, após identificar uma baixa procura das doses pelo grupo 90+ ao qual as vacinas pertencem, decidiu imunizar os idosos acamados com as vacinas remanescentes.

 D1: 130

 D2: 14

Idoso 85+

D1: 281

Idoso 80+

D1: 555

Idoso 77+

D1: 356

É importante ressaltar que continuam sendo imunizadas as pessoas dos grupos prioritários já convocados para a vacinação. Os familiares ou responsáveis pelos idosos acima de 60 anos acamados, devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais perto de casa para solicitar que a equipe agende a aplicação da vacina na pessoa idosa.

A coordenação de imunização informa também que está fazendo a segunda dose em pessoas com faixa etária de 90 anos ou mais.

As informações são da Ascom/Altamira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *