Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica pedem demissão

Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica decidiram deixar os seus cargos nesta terça-feira (30). É a primeira vez que acontece na história do país de três comandantes renunciarem conjuntamente.

A decisão de deixar os cargos foi tomada após reunião do general Edson Pujol; da Marinha, almirante Ilques Barbosa Junior; e da Aeronáutica, brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, com o ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva.

O substituto de Azevedo e Silva, general Walter Braga Netto, foi ao Ministério da Defesa para ser comunicado oficialmente dos pedidos de demissão dos comandantes.

A nomeação de Netto foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, mas o militar ainda não tomou posse.

O alto comando das Forças Armadas discute lista tríplice para indicação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de possíveis nomes para os postos.

No Exército, 14 generais quatro estrelas são responsáveis pela escolha. Na Marinha, sete almirantes. Na Aeronáutica, sete brigadeiros do ar.

Troca na Defesa

Na segunda-feira (29/3), o Ministério da Defesa mudou de comando. Por decisão de Bolsonaro, sai o general Azevedo e Silva e entra um militar mais próximo ao presidente, o general Walter Braga Netto, que estava na Casa Civil.

Pressão

A relação do presidente da República com as Forças Armadas vive um momento de tensão. Pressionado politicamente, Bolsonaro tem se fechado cada vez mais em frases de efeito envolvendo os militares.

Com o desgaste do governo, o chefe do Executivo nacional tem exigido mais apoio público das Forças Armadas. Essa seria uma forma de angariar apreço popular.

O titular do Palácio do Planalto chegou a usar frases citando militares contra critérios de isolamento social impostos por governadores. A medida sanitária é uma das principais contra a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Defesa:

Ministério da Defesa

Centro de Comunicação Social da Defesa

Nota oficial

Brasília, DF

Em 30 de março de 2021

O Ministério da Defesa (MD) informa que os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica serão substituídos.

A decisão foi comunicada em reunião realizada nesta terça-feira (30), com presença do Ministro da Defesa nomeado, Braga Netto, do ex-ministro, Fernando Azevedo, e dos Comandantes das Forças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *