Indústrias apostam em inovações socialmente responsáveis

Durante as últimas décadas, tecnologia e inovação estão no centro das principais etapas do processo industrial, sendo parte importante da estratégia de desenvolvimento e crescimento econômico do setor. Como os sistemas industriais não param de crescer, é necessário adotar, cada vez mais, ferramentas e soluções que possibilitem o aumento do ritmo produtivo, diminuição de custos e propiciem segurança dos colaboradores e menos impactos ao meio ambiente.

Na Alcoa, no município de Juruti, no Oeste do Pará, a instalação de um novo sistema de sprays permitiu a melhoria na etapa de lavagem da bauxita, com menor consumo de água, garantindo maior qualidade ao produto. Segundo a engenheira de Processos, Rafaela Oliveira, que liderou o projeto, juntamente com as áreas de Operação, Manutenção e Engenharia, o novo sistema surgiu da necessidade de melhorar a lavagem nas peneiras, responsáveis por cerca de 70% da bauxita.

“Substituímos o sistema atual de sprays por um novo totalmente dimensionado para nosso processo. As novas flautas possuem um sistema interno de limpeza que nos permite realizar a desobstrução dos bicos sem parar a produção. Além disso, o novo layout das tubulações proporciona maior pressão, aumentando a eficiência de lavagem, reduzindo riscos na atividade de limpeza dos bicos e aumentando a produtividade na manutenção das peneiras”, explica Rafaela.

Instalação de novo sistema de sprays na planta de lavagem da Alcoa em Juruti. (Foto: Alcoa)

De acordo com a engenheira, foram instalados dispositivos nas peneiras para reduzir a velocidade de passagem do produto e proporcionar maior uniformidade do material em toda a superfície da peneira. Além disso, foi instalada uma bomba booster para garantir melhor pressurização no jateamento de água, otimizando o uso do recurso natural.

“Nosso processo de lavagem é muito simples e utiliza somente água. Grande parte desta água é reciclada por nosso sistema de lagoas de espessamento. Mas, sempre há uma oportunidade de otimizar ainda mais”, ressalta. Cerca de 70% da água no processo da Alcoa Juruti é reaproveitada.

O trabalho foi premiado no 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica 2020, da Revista Minérios & Minerales, como referência no mercado.

Inovação para o meio ambiente e para as pessoas

A Mineração Rio do Norte tem investido em novas tecnologias para a sustentabilidade das operações. Elas têm viabilizado a liderança da Mineração Rio do Norte (MRN) na produção de bauxita no Brasil, otimizando custos e mantendo a competitividade no mercado.

Entre as recentes iniciativas inovadoras está o case “Redução do custo da operação de transporte de bauxita nas minas da MRN”, que gerou mais produtividade, redução de custos e aumentou a segurança para os empregados durante o transporte de minério nas minas da empresa.

Esse projeto foi premiado com o 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica, realizado pela Revista Minérios & Minerales em 2020. “Além de uma redução significativa de custos, a iniciativa proporcionou a diminuição de exposição ao risco dos empregados com a redução na circulação de 44 caminhões trafegando diariamente, que representa diminuição de 30% na exposição aos riscos”, assinala Rogério Junqueira, diretor de Operações da MRN.

Outra iniciativa inovadora da MRN é a utilização de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) no acompanhamento das atividades de lavra e de reflorestamento, na inspeção de estruturas de deposição de rejeitos, de obras da empresa e no levantamento dos estoques de minério. A empresa também implantou os aplicativos Construcode e SGG, que, alinhados à legislação, estão contribuindo para dar mais mobilidade e celeridade aos trabalhos, automatizando processos e diminuindo gastos. A empresa utiliza também a tecnologia Georadar Portátil Terrestre (GPR) para o mapeamento, controle de lavra e orientação da sondagem, que contribui para dar maior previsibilidade, de forma rápida e precisa, ao planejamento e à operação de mina.

MRN utiliza Veículos Aéreos Não Tripulados em atividades de lavra e de reflorestamento. (Foto: MRN)

Na Imerys, inovação é peça-chave na otimização dos seus processos e no empoderamento das pessoas. Esse foi o principal objetivo quando o I-Cube, programa interno da empresa foi criado, em 2014. Idealizado a partir de iniciativas de Housekeeping (ferramenta utilizada pelas empresas para garantir um ambiente mais organizado e agradável para os funcionários), o programa se desenvolveu e em 2020, trouxe economia de cerca de R$ 20 milhões para a mineradora que atua com caulim nos municípios paraenses de Barcarena e Ipixuna do Pará.

“O I-Cube atua por meio de projetos de melhorias, sempre em conjunto com as operações, supervisões e gerências da empresa, com foco no empoderamento das pessoas. Promovemos todos os anos o I-Cube Solutions, seminário onde os colaboradores apresentam seus projetos e os melhores são premiados. São vários programas que trazem a valorização das iniciativas dos trabalhadores e retornos financeiros para a empresa, mostrando que todos estamos em sintonia”, conta Antônio Villar, Coordenador de Excelência Organizacional da Imerys no Pará.

Para Jorge Almeida, supervisor de Sistema de Rejeitos Industriais da Imerys, participar do I-Clube Solution é um desafio que fortalece seu crescimento profissional. “Apresentar nossos projetos influencia diretamente em nossas atividades, otimiza a nossa rotina e nos incentiva a pensar fora da caixa”, conta o colaborador, tricampeão do I-Cube Solutions.

Jorge Almeida, vencedor do I-Cube Solutions 2020 da Imerys no Pará. (Foto: Imerys)

Durante a pandemia, o desafio foi manter o engajamento obtido ao longo dos anos com parte da equipe atuando em home office. “Estamos retornando às atividades prezando pelas medidas de segurança e foi natural perdermos um pouco do contato direto com as equipes. Mas, sem dúvida, estamos sempre plantando a semente da melhoria. É um desafio contínuo, na verdade, seguir relembrando e reforçando a importância de ter o esforço de todos focado nas melhorias”, explica Antonio Maduro. O programa que surgiu nas plantas da Imerys no Brasil já tem formato e indicadores para se tornar estratégico para a empresa em todas unidades do mundo, algo que já está nos planos da equipe.

Fonte: Temple Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *