Instituto Alcoa fortalece iniciativas nos territórios diante das desigualdades sociais que se aprofundaram com a pandemia

Há 31 anos, o Instituto Alcoa (IA) desenvolve uma série de iniciativas para transformar coletivamente as localidades em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará – a fim de torná-los territórios mais inclusivos e menos desiguais.

O Instituto Alcoa compartilha principais aprendizados do ano e aponta caminhos para o futuro. Foto: Temple Comunicação

Em 2021, as áreas nas quais o IA atua – Educação e Geração de Trabalho e Renda -, causas estruturantes para a construção de territórios mais justos, se tornam ainda mais fundamentais para a diminuição das desigualdades sociais que se aprofundaram com a pandemia de Covid-19.

 “A jornada de 2020 exigiu flexibilidade para repensar as práticas e uma grande dedicação e disponibilidade de todos para se reinventar. O resultado foi de muitos aprendizados. E é esse

percurso que queremos compartilhar no nosso relatório. O desafio para o Instituto Alcoa, além de implementar atividades de apoio e fortalecimento das comunidades onde está presente, foi de relembrar seu legado e propor reflexões sobre a importância do Investimento Social Privado (ISP) e da ação em rede para apoiar as localidades em momentos desafiadores”, comenta Fausto Cruz, presidente do Instituto Alcoa.

O cenário de desafios diante das desigualdades de renda no país, assim como de melhoria da qualidade, acesso, permanência e gestão da Educação Básica no Brasil, é uma pauta fundamental para atuação de todos os setores da sociedade e o Instituto Alcoa está atento a estas agendas.

Além disso, o Instituto continuará atento e sensível às diversas demandas dos territórios evidenciadas pelo momento atual, oferecendo o apoio necessário e medidas emergenciais de enfrentamento à crise. Em 2020, foram mais de R$ 4,1 milhões direcionados pelo Instituto Alcoa, Alcoa Foundation e Alcoa aos territórios em ajudas humanitárias, além de dezenas de iniciativas organizadas de arrecadações voltadas às necessidades das localidades.

Tatiana Bizzi, diretora-executiva do Instituto, destaca que ano passado houve um movimento intenso de cooperação, solidariedade e apoio para combate à pandemia e que esse esforço não pode parar. “O IA irá ampliar iniciativas nas comunidades para que possamos conectar voluntários, organizações da sociedade civil, gestão pública para que possamos estar juntos, mesmo que à distância, e unidos em prol do bem comum”, comenta.

Fortalecimento das causas

“Vamos ficar ainda mais atentos aos desafios educacionais, tendo em vista os impactos da Covid-19, com o fechamento das escolas e a realização do ensino à distância e/ou híbrido. Pesquisas apontam que há perdas significativas de aprendizagem, aumento da evasão e redução da escolaridade.”, comenta Monica Espadaro, gerente de projetos do IA.

Assim, o Programa Ecoa, a principal iniciativa do Instituto Alcoa para o fortalecimento da Educação Pública de qualidade nos seus territórios de atuação e realizado desde 2014, ganha novos contornos.

Desde 2020 o programa passou a atuar em duas frentes – Ecoa Gestão e Ecoa Formação – alinhado às demandas atuais de melhoria da qualidade da educação pública. O Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], com foco no ensino de Português e Matemática no Ensino Fundamental nas localidades dos IA, ainda tem muitos desafios.

Já o Programa de Apoio a Projetos Locais, realizado anualmente, apoia projetos de Educação com foco no Ensino Fundamental e Geração de Trabalho e Renda e Empreendedorismo desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público. Este ano, os projetos selecionados serão conhecidos no mês de agosto. Em 2020, o Instituto Alcoa investiu mais de 2 milhões de reais em 17 projetos comunitários, com potencial de beneficiar mais de 7 mil pessoas.

Para realizar sua missão, o IA acredita na força da participação social, da mobilização e do engajamento das pessoas para o desenvolvimento e a transformação efetiva dos territórios e para que as políticas públicas sejam efetivadas. Por isso, na frente de Engajamento social, irá promover duas iniciativas para mobilizar os territórios, como o Festival da Cultura Empreendedora, de 23 a 25 de junho, e uma Campanha de Valorização dos(as) Educadores(as), ao longo do segundo semestre. Os Programas de Voluntariado continuam também com força total.

Entre as novidades deste ano está, por exemplo, o lançamento do podcast “Territórios em Rede”, que traz para o debate, a partir das vozes de especialistas e dos membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias das localidades, temáticas relacionadas à Educação e Geração de Trabalho e Renda. O primeiro episódio tem como foco “Juventudes e Geração de Trabalho e Renda” e está disponível no Spotify e no SoundCloud. e incluir instagram.

Fonte: Temple Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *