TPM Festival realiza sua III edição online e reforça a importância do protagonismo feminino no cenário musical

Música e empoderamento: estes são os focos do TPM Festival que realiza no sábado, dia 26/06, a sua III edição. Com transmissão online, às 19h, o evento marca a diversidade dos estilos musicais em suas atrações, e a valorização das mulheres no cenário musical.

O TPM, que significa “tudo pelas mulheres”, é um coletivo e produtora de eventos que é feito por mulheres para outras mulheres, e surgiu a partir da necessidade de se ter um espaço para que elas tivessem mais visibilidade no cenário underground de Santarém.

O festival já teve duas edições (2018 – 2019), sempre contando com a participação de bandas de rock que possuem em sua formação apenas mulheres ou mulheres como vocalistas. No ano de 2020 não foi realizado por conta da pandemia, mas esse ano, com o apoio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, em edital do Governo do Pará, por meio da SECULT, o evento ocorrerá de forma online pelo canal do youtube “TPM Festival”.

“Estamos felizes em poder atender um público maior, já que desde então os festivais acontecem em nossa cidade, Santarém-PA, e que geralmente são restritos ao nosso meio underground. E uma edição como essa, faz com que outras pessoas vejam os nossos corres, conheçam o que é o TPM e para que serve o TPM”, afirmou Allana Luisa, integrante da coordenação do festival.
Esse ano o festival traz algumas novidades, pois não contará apenas com bandas de rock em sua programação, terá também uma mistura de carimbó e mixagens. As atrações dessa edição são: Aurora Punk Rock, Able to Return, Badtrip, Moranna, Priscila Castro e Dj Pedrita.

Além de muita música, durante o festival acontecerão algumas palestras para tratar sobre diversos temas, como: saúde mental das mulheres em tempos de pandemia, atuação de um projeto que pauta o empoderamento econômico de mulheres periféricas e a questão das mulheres e o cenário underground.

“Apesar da pandemia, é muito bom poder produzir mais uma edição do TPM mesmo que de forma online, pois é uma oportunidade de mantermos viva a nossa luta para dar visibilidade as mulheres no cenário musical. E essa edição se torna mais especial pela diversidade de gêneros musicais presentes na programação”, conta Rebeca Marinho, integrante da coordenação do festival.

Além da produção do festival anual, o TPM promove rodas de conversas sobre diversos temas voltados para as mulheres e também promove ações sociais para ajudar outras mulheres, como por exemplo doação de cestas básicas. O coletivo realiza anualmente o “Bazar Rock”, que é mais uma iniciativa para ajudar mulheres que têm empreendimentos, e também é uma forma de arrecadar dinheiro para a sobrevivência da produtora.

A III edição do TPM Festival vai acontecer dia 26 de junho, a partir das 19h no canal do YouTube do festival (https://bit.ly/2Sed4q9), e conta com o apoio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, em edital do Governo do Pará, por meio da SECULT, mais informações podem ser encontradas no perfil oficial do festival no Instagram: @tudopelasmulheres.

Ascom/TPM Festival

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *