PPA Solidariedade doa equipamentos para enfrentamento às sequelas da Covid-19 na região metropolitana de Santarém

Foto: Divulgação

Possibilitar a plena recuperação às pessoas que venceram a luta contra a Covid-19, este foi o objetivo de uma ação da Ecam, por meio da iniciativa PPA Solidariedade em parceria com a Cargill, que doou neste mês de maio equipamentos que serão utilizados nos ambulatórios de fisioterapia e academias de Saúde nos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.

Ao todo foram doados equipamentos para compor seis centros de reabilitação, entre eles, anéis de pilates, bolas lisas, bolas espinhos, discos de equilíbrio, rolo de massagem, faixas elásticas, estufamentos ladder barrel, folhas de tatame, colchonetes, bicicletas ergométricas, esteiras elétricas, macas dobráveis, escadas de ferro, biombos e caixas de som.

Em Santarém, quatro academias serão implantadas em bairros periféricos do município e deverão descentralizar os atendimentos hoje realizados na Unidade Descentralizada Paulo Freire, no bairro Aeroporto Velho.

“O município de Santarém está recebendo vários equipamentos que atenderão serviços multiprofissionais de reabilitação e psicossocial para pacientes pós-covid que mesmo após o período de quarentena da doença apresentam algum tipo de sequela”, ressaltou a secretária de Saúde Santarém, Vânia Portela após citar que as academias de Saúde serão implantadas nos bairros Conquista, Diamantino, Jaderlândia e no Residencial Salvação.

Entre os serviços oferecidos em Santarém estão reabilitação respiratória, pilates, treinamento funcional e fortalecimento muscular. “Nós instalamos na unidade descentralizada esse serviço de fisioterapia e também psicossocial, e a partir daí a gente pensou em mudar a dinâmica deste trabalho levando para as Academias de Saúde onde a gente vai conseguir atingir um número maior de pessoas”, informou o enfermeiro Lauro Corrêa que está na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 e elaborou o projeto para dentro das Academias de Saúde, equipamentos públicos que realizarão o atendimento pós covid-19 já a partir do mês de junho.

Em Belterra o Ambulatório de Reabilitação pós Covid-19 irá funcionar dentro do Hospital Municipal Dr. Ivaldo Moraes já a partir do mês de junho. “Estes equipamentos são de suma importância para os pacientes que estão em recuperação da Covid-19, são pacientes acometidos de graves problemas respiratórios que necessitam passar após a internação por fisioterapia não só respiratória como motora”, ressaltou o prefeito Jociclelio Macedo, que também é médico e está na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.

Já em Mojuí dos Campos, a doação dos equipamentos promete desafogar a fila de espera de pacientes que necessitam de fisioterapia e que antes, sem uma unidade especializada, eram encaminhados para Santarém.

“O Ambulatório vai atender pessoas que sofreram com a Covid-19 e precisam se restabelecer, vai nos ajudar também em pessoas que enfrentam problemas cardíacos, físicos e respiratórios. O ambulatório irá funcionar na nossa Unidade Básica de Saúde em Mojuí dos Campos de segunda a sexta-feira seguindo às recomendações médicas”, declarou o prefeito após descerrar a faixa de inauguração do Ambulatório.

Fonte: Equipe de Conservação da Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *