Sespa alerta para baixa procura da vacina contra sarampo

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) volta a alertar a população para que se vacine contra o sarampo por meio da aplicação da tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A vacina está disponível para crianças de 6 meses de idade até adultos com 59 anos nas Unidades Básicas de Saúde dos 144 municípios paraenses de forma contínua, independente de campanhas.

O alerta é para evitar que casos da doença continuem aumentando no Pará. Somente de primeiro de janeiro a 30 de junho deste ano já chegam a 86 confirmações, das quais 75 em Afuá, município da ilha do Marajó. Ainda que a Secretaria já tenha desenvolvido várias frentes de mobilização para sensibilizar os municípios a intensificarem a vacinação contra a o sarampo, a baixa procura pela vacina segue como um fator preocupante.

Segundo a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes, a vacina está disponível na rotina das salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde para todas as pessoas que ainda estão com o esquema vacinal incompleto.

As doses são ofertadas a partir de um ano de idade no calendário de vacinação da criança e a todas as faixas etárias. O ideal é que a pessoa tenha tomado, pelo menos, duas doses ao longo da vida. A orientação é voltada principalmente às pessoas de 20 a 29 anos, que representaram 39,5% do total de casos de sarampo já confirmados este ano. No Pará, a intensificação da campanha deste ano vigora até 27 de agosto.

Igualmente preocupantes também são as coberturas vacinais contra o sarampo registradas no Pará pela Divisão de Imunizações da Sespa. Em 2020, o índice a cobertura vacinal em crianças com até um ano ficou em 61,6%, mais baixa que em 2019, quando foi alcançado o índice de 82,81%. A meta anual é que esses índices cheguem a 95%.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Aos gestores municipais, a Sespa tem recomendado uma série de medidas para a população aderir mais às vacinas, como a ampliação de horários de atendimento nas Unidades Básicas; a realização de palestras para convencer os pais e responsáveis sobre a importância da imunização; avaliar as necessidades de vacinação durante as consultas clínicas, oferecer vacinas para aqueles que procuram uma unidade de saúde ou farmácia, fortalecer o conhecimento sobre as vacinas e combater a desinformação sobre imunização na internet e nas redes sociais.

Sinais e sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa aguda viral transmitida pela tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas doentes. A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta, indicando o aparecimento de complicações. As mais comuns são infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.

O paciente deve procurar atendimento médico logo que apresentar os primeiros sinais e sintomas da doença, para que seja feita a notificação do caso e a equipe de saúde possa agir para interromper a circulação do vírus entre as pessoas que tiveram contato com o doente.

Sobre a vacinação contra o sarampo, a Sespa orienta a aplicação da vacina tríplice viral por faixas etárias:

Vacina dose zero

Bebês com idade entre 6 e 11 meses precisam tomar a “dose zero” da vacina tríplice viral e depois completar o esquema vacinal com mais duas doses.

Vacina dose 01 e dose 02

Crianças com 1 ano de idade devem tomar a dose 01.

Crianças com 1 ano e 3 meses devem tomar a dose 02. Última dose por toda a vida.

Vacinas ao longo da vida

Crianças e adultos com idade entre 1 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida.

Vacina para adultos

Para adultos de 20 a 49 anos de idade, uma dose deve ser aplicada independentemente da situação vacinal ou de doença anterior.

Adultos com idade entre 30 e 59 anos precisam ter tomado pelo menos uma dose da vacina.

Vacina para profissional de saúde

Todo profissional de saúde, independentemente da idade, precisa ter tomado duas doses da vacina.

Cartão de vacinação

Quem não tem mais o cartão de vacinação, não lembra se tomou as doses ou não completou o esquema vacinal de acordo com a faixa etária, precisa procurar uma unidade de saúde para se vacinar.

Serviço: A vacina tríplice viral está disponível em todas as salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *