Livro infanto-juvenil de super-heróis da Amazônia comemora a doação de 10 mil exemplares às comunidades ribeirinhas do Pará

A trilogia Amazon-Guerreiros da Amazônia é defensora incansável da imponente e gigante floresta Amazônica e para preservá-la, a educação é o verdadeiro e mais forte poder para mudar a realidade local. De 2013 a 2019, o projeto doou livros para 500 escolas da região norte

Por: Ana Carolina Maia

No dia 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, a maior floresta tropical, úmida do planeta, e para celebrar uma data tão importante, o projeto literário Amazon- Guerreiros da Amazônia, destaca a doação de 10 mil livros para quinhentas escolas localizadas no norte do país. A educação é o melhor investimento que pode ser feito, ela é capaz de gerar nas crianças e jovens a consciência necessária sobre cuidar e manter a floresta em pé para essa e as gerações futuras.

Alunos das escolas do interior do Pará são contempladas com exemplares do “Guerreiros da Amazônia’.

Ao longo de seis anos 10.000 livros foram doados para 500 escolas no Brasil, a maioria no estado do Pará. A expectativa é doar dois mil livros por ano. O objetivo é ampliar as doações com apoio de parceiros. Uma vez que o projeto utiliza recursos próprios para a logística de distribuição e envio do material. Os custos encarecem bastante o processo. Por isso as doações são de suma importância.

Entreter e conscientizar
A maior missão dos Amazons é pautada na educação, pois é o verdadeiro e mais forte poder para mudar realidades na Amazônia, no Brasil e em todos os locais do mundo onde ainda existe pobreza e miséria. Ao incentivar a leitura, o respeito à Floresta Amazônica com tantas informações reais, mas de forma lúdica, gera-se diversão e educação. O conteúdo desperta valores, amor pelo meio ambiente e, consequentemente, responsabilidade por sua conservação.

Mais de 10 mil livros já foram doados para 500 escolas no Brasil, a maioria no estado do Pará.

Em 2017, Ronaldo Barcelos tomou uma difícil, porém necessária decisão: Após 22 anos de intenso trabalho, o escritor decidiu tornar o projeto acessível para todas aquelas crianças e os professores que tinha visitado e conhecido, mas não teriam acesso ao conteúdo devido aos custos e à logística. “Disponibilizei, gratuitamente, a trilogia em PDF no nosso site. Os livros já tiveram mais de 100 mil downloads” comemora.
“Mesmo que pareça difícil e seja, às vezes, uma batalha árdua, se investirmos na educação das crianças e dos adolescentes, se eles forem respeitados, cuidados e crescerem com valores corretos, eles serão os adultos conscientes, autoconfiantes para viver com saúde e com harmonia com o meio ambiente, garantindo, assim, a conservação dos recursos naturais e o equilíbrio climático da terra” acredita Barcelos.

Sobre a trilogia
Os livros contam com 10 personagens inspirados em animais da floresta. A história começa no encontro dos líderes indígenas com os colonizadores no Brasil. Eles criam uma comunidade chamada Amazon que foi presenteada pela natureza com a Flor do Sol e com as Armaduras Sagradas. Jovens são convocados para usar as armaduras, e cada vez que a floresta entra em perigo os super-heróis entram em ação.
A obra começou a ser esboçada a partir de muita pesquisa bibliográfica e viagens à Amazônia. Ronaldo Barcelos fez questão que o livro fosse o mais verdadeiro possível “Nosso foco é o morador da Amazônia, ele que tem sabedoria e sabe os caminhos da conservação”, disse Ronaldo Barcelos.

Doar conhecimento é a missão
Há 22 anos que o projeto tem a missão de impactar positivamente o dia-a-dia de crianças e adolescentes ao narrar as aventuras dos super-heróis em defesa da Amazônia. Cada capítulo, cada história carrega um pouco da realidade do povo amazônida. Os livros abrem uma reflexão profunda sobre cada um fazer a sua parte em busca de um futuro sustentável e saudável.

Ronaldo Barcelos autor do projeto que leva conhecimento para crianças da Amazônia

Para que esse conhecimento chegue ao maior número possível de pessoas, o autor Ronaldo Barcelos criou uma plataforma mundial participativa, em três idiomas, que vai dar acesso e possibilidade de ampliar muito mais pessoas essa missão.

“Precisamos do apoio de novos guerreiros, de empresários, governantes e empreendedores sociais que se importam com a questão humanitária. Anualmente, com recursos da nossa editora, doamos 1000 kits educacionais para as escolas, mas é muito pouco. O futuro ecológico e justo deve ser construído hoje”, convoca o “pai” dos Guerreiros da Amazônia.

Das páginas para a televisão
Em 2018, uma parceria entre a TV Escola, Ministério da Educação (MEC) e a RJR Produções, levaram às telinhas o desenho animado “Amazon-Guerreiros da Amazônia. Com foco na preservação ambiental e dando continuidade à história de um grupo de nove super-heróis que lutam pela Amazônia.

A série homônima escrita pelo autor Ronaldo Barcelos narra a saga de jovens que têm a missão de proteger as riquezas naturais da Amazônia das ações maléficas do homem. A primeira temporada contou com 10 episódios, voltados a crianças com idade entre 7 e 10 anos e todo o conteúdo da animação está disponível no canal do YouTube da TV Escola e Guerreiros da Amazônia.

Temas como: Água e Rios Voadores; Poluição e Garimpo; Mudanças climáticas, questões sobre agricultura familiar e reflorestamento; turismo e injustiça social; grilagem e conflitos de terras, foram abordados nos episódios.

Prêmios Internacionais
O projeto social conquistou 13 prêmios em sete festivais internacionais de publicidade, com destaque: dois Leões no Festival de Cannes na França. Também venceu o prêmio Hugo Werneck, considerado o “Oscar” da ecologia no Brasil, na categoria: Melhor Exemplo em Educação Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *