Artesanato de Santarém é destaque no Rio de Janeiro

O trabalho de artesãos de Santarém ocupará, de 2 a 30 de outubro, uma sala do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). As peças estarão na exposição “Círio de Cores e Sabores”, que mostrará um conjunto de objetos decorativos e utilitários típicos da região, feitos em cerâmica, fibras vegetais, cuias, tecidos, madeira, miriti, entre outros. A abertura oficial da mostra será nessa sexta-feira (01), às 17h, em evento restrito a convidados, mas será transmitido pelo Youtube do Crab (CRAB Sebrae).

Artesanato de Santarém ficará em exposição na Cidade Maravilhosa. Foto: Sebrae/PA

Na entrada da mostra, o visitante verá a instalação “Mandingas do Veropa”, na qual serão apresentados os tradicionais Cheiros do Pará. A ideia é recepcionar o público de um jeito bem paraense, antes dele entrar no universo do tema da mostra.

A gastronomia paraense também estará representada em uma mesa cenográfica do tradicional almoço do Círio, associado às várias tipologias do artesanato paraense nos sousplats de fibra de tucumã (Trançados de Arapiuns – Santarém), pratos de cerâmica com grafismos marajoaras (Distrito de Icoaraci), panelas de cerâmica refratária (São Mateus e Vila que Era- Bragança), porta guardanapo de miriti (Abaetetuba), entre outros. Pato no tucupi, maniçoba e arroz paraense vão compor o cenário.

As 174 peças, de 25 artesãos de Abaetetuba, Belém, Bragança e Santarém em exposição, poderão ser adquiridas. Toda a negociação para a comercialização será feita diretamente com os artesãos, por meio da plataforma Amazônia Market (amazoniamarket.com.br). A retirada dos objetos será no CRAB, no final da mostra.
A mostra “Círio de Cores e Sabores” ocupará uma sala no térreo do CRAB. A visita deverá ser agendada pelo link: https://bit.ly/VisiteOCRAB. O visitante deverá seguir todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 (exigência de máscara, uso de álcool gel, distanciamento e comprovante de vacinação, conforme determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro). O CRAB fica na Praça Tiradentes 69 e está aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

O Pará inaugura a série de Ocupações que o CRAB criou para abrigar mostras temporárias com o artesanato dos estados. “Círio de Cores e Sabores” será uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, para dar visibilidade ao talento dos artesãos paraenses e promover comercialização.

Neste ano, além do Pará, a programação das Ocupações CRAB contemplará mostras de artesanato regionais coordenadas pelo Sebrae nos estados do Piauí, Tocantins, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Abertura
No evento de abertura, no dia 01, haverá uma rodada de Carimbó, momento que representará a ‘Festa da Chiquita’ -evento tradicional que ocorre na noite do sábado que antecede o Círio-, com o grupo carioca Letto e o Baile Norteado – que tem integrantes paraenses e que divulga a dança folclórica e a música do estado do Pará em várias regiões do país.

Algumas iguarias do tradicional almoço do Círio de Nazaré poderão ser degustadas no evento de abertura da mostra, preparadas pelo paraense Claudomiro Maués, o chef Bola, que estará presente na abertura.

Sobre o CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato revelando histórias, origens e territórios do país.

O local abriga uma coleção permanente de 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira.

As informações são do Sebrae/PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *