Top 10 de discursos que inspiram o Brasil

Estamos diante de uma grande transformação: os movimentos de igualdade de direitos, pandemia e o home office são indicadores dessa mudança.

Os discursos ganham dimensão, influenciam a população e transformam a história. Desta vez, a grande novidade é o poder multiplicador das redes sociais.

Para entender o que aquece os corações e inflama a mente dos brasileiros nas redes sociais, o aplicativo de idiomas Babbel, que é considerada uma das empresas de educação mais inovadoras do mundo, coordenou uma pesquisa para descobrir os discursos/palestras mais vistos por brasileiros no YouTube.

Top 10 discursos famosos internacionais

À primeira vista, encontramos uma lista de discursos internacionais incrivelmente abrangente, seja na perspectiva do perfil dos oradores, seja na perspectiva do tema. Após uma análise mais detalhada, começamos a entender o que torna estes discursos tão especiais para o brasileiro.

Os discursos famosos são feitos por personalidades especializadas em conectar com a audiência (atores, políticos, especialistas em liderança). Eles foram responsáveis por 7 em cada 10 discursos. Dois psicólogos e um escritor são responsáveis pelos demais. Ou seja, se você não é um especialista em envolver a audiência, deve ser um especialista em entendê-la.

Apesar da importância do orador, o contexto importa. Não é à toa que o discurso de vitória de Joe Biden está no topo da lista. Uma mensagem de união feita num dos momentos mais críticos dos últimos 100 anos.

O contexto ultrapassa a política e a pandemia. Num momento em que os movimentos de luta por igualdade ganham o mundo, os discursos sobre o tema também ganham as redes, correspondendo a 30% do total dos discursos.

Seja pela voz de Emma Watson no discurso (ElePorEla), Elliot Page sobre os direitos humanos no contexto do LGBTQI+ ou o discurso sobre injustiça feito por Joaquin Phoenix na cerimônia do Oscar, reconhecer o privilégio do famoso e demonstrar como a jornada das minorias podem ser limitadas pela desigualdade é uma abordagem que inspira diversos discursos.

Os números também colocam ainda em evidência a ligação do Brasil à cultura norte-americana. 70% dos discursos internacionais preferidos por brasileiros foram feitos por americanos.

Top 10 discursos Brasil

Como um país muito ativo nas redes sociais, o Brasil lança ao estrelato diversos palestrantes que parecem ter uma capacidade fora do comum de mobilizar a audiência.

A primeira coisa que nos chama a atenção é a diversidade de profissão dos oradores, com um ligeiro destaque para os professores representados: Mario Cortella e Leandro Karnal.

Entre os discursos internacionais, os temas de negócio também se destacam, mas é entre os palestrantes brasileiros que o tema ganha dimensão. 40% das palestras são sobre negócios/autoconhecimento.

Quando buscamos inspiração em nossa própria nossa língua, frequentemente esperamos encontrar algo que nos permita refletir sobre nós mesmos.

Você tem um discurso ou um palestrante favorito? Deixe-nos a sua opinião.

Fonte: Babbel Idiomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *