Instituto apresenta resultados à população de Juruti

O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), apresentou, nesta quarta-feira (17), resultados sobre os 13 anos de atuação ligado ao desenvolvimento de projetos, tendo a sustentabilidade como eixo central de suas ações em Juruti e região, aos vereadores municipais na câmara municipal local.

Instituto Juruti Sustentável apresentou resultados de seus 13 anos de atuação na Câmara Municipal de Vereadores de Juruti. Foto: IJUS

A visita acontece após o período mais crítico da pandemia, onde o instituto desempenhou o projeto “Juruti Contra Covid-19” minimizando seus efeitos para a população de Juruti, projeto ganhou destaque sendo detalhado aos 11 vereadores presentes.

Também uma visão geral do alcance de sua atuação ao logo dos 13 anos como, 165 comunidades beneficiadas, sendo 65% projetos em comunidades rurais e 35% projetos urbanos. Investimento de recurso próprio na soma de R$1,5milhão em projetos. Mais de R$5 milhões em recursos atraídos ao território, através de parcerias com empresas, instituições e fundações, nacionais e internacionais.

Os vereadores realizaram diversas perguntas e todos elogiaram as ações do IJUS, pontuando ainda a importância de um continuo aprimoramento para ampliar ainda mais sua atuação local, como pontuou o vereador Mario Itiyá “O IJUS é o grande exemplo da eficiência que deve ser seguido, até pelo poder público de todos os tempos. É fantástico, fazer capitação de recurso privado pra fazer investimento em pessoas. Na pandemia o IJUS sempre foi muito ativo nas ações, é preciso se falar isso”, destacou o vereador.

Em sua formação o IJUS possibilita uma grande integração com todos os seguimentos da sociedade, pois em seus colegiados tem representantes do poder público, empresas e sociedade civil, é uma das poucas organizações no país que tem tal estrutura ativa. A Câmara Municipal é uma das organizações ligadas ao IJUS, na atual gestão, faz parte do Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS).

Os vereadores apontaram ainda a importância de uma maior participação da câmaras de vereadores no IJUS. Eraldo Albuquerque, vereador responsável pelo convite ao IJUS, conhece o instituto desde sua criação, destacou alguns pontos importantes de sua história, como atualmente o trabalho realizado na pandemia, “Sabemos que não é o objetivo maior do instituto, mas naquele momento não tinha uma outra alternativa, eu penso que esse projeto foi muito importante”. Eraldo ainda destacou outros projetos como a capacitação de 60 agricultores em sistemas agroflorestais, e outros 50 produtores familiares neste momento de pandemia “Foi fundamental para que aquela família pudesse fortalecer sua capacidade produtiva. Assim, para vermos a importância do instituto no fomento e ações práticas. Desde sua criação o instituto já tem desenvolvido ações de grande relevância pro nosso município.”

Este momento foi muito importante ao IJUS, poder ainda mais tornar público suas ações, demonstrando o cuidado e responsabilidade como os recursos tanto de seu fundo e parceiros são aplicados nos projetos. Ter ainda a certeza que suas ações atendem as pessoas que mais precisam, com olhar em contribuir para tornar uma Juruti mais sustentável.

“Buscamos desenvolver um projeto real e conseguimos apoiar nossa população, com união local, atração de grandes organizações que atuam na Amazônia e em outros países. Hoje estamos aqui prestando contas à nossa população com muita tranquilidade e alegria”. Destacou Maria Raimunda Melo (Deise), presidente do Instituto Juruti Sustentável.

Maria Raimunda Melo (Deise), presidente do Instituto Juruti Sustentável. Foto: IJUS

Fonte:Comunicação IJUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *