MRN destaca suas operações portuárias para alunos do CIABA

Gerente de Operações do Porto da MRN, Paulo Maretti, ministra palestra durante workshop no CIABA.

Os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram nesta última quinta-feira (02) do workshop “Transporte Marítimo de Bauxita”, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) no Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém. Na ocasião, os estudantes, que se formam na próxima terça-feira, tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra da Mineração Rio do Norte, maior produtora de bauxita do Brasil e uma das apoiadoras do evento, sobre as operações portuárias que realiza em Porto Trombetas, no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA).

“Foi um evento bastante enriquecedor. As palestras foram ótimas e trouxeram grandes conhecimentos sobre o transporte marítimo da bauxita, somando com o nosso aprendizado em sala de aula”, avaliou a Comandante-Aluna, Beatriz Oliveira, do 3º ano do curso de náutica. Para ela, um dos exemplos que foram mais interessantes foram os processos estabelecidos de forma mundial para garantir a segurança nos navios. “O estudo sobre a separação dinâmica da bauxita foi muito interessante, até por ser algo recente, o que deve abrir portas para várias pesquisas”, analisou.

Esta foi a segunda edição do workshop, realizada após ter de ser suspensa em 2020 devido à pandemia da Covid-19. A Mineração Rio do Norte, a partir da apresentação do gerente de Operações do Porto da empresa, Paulo Maretti, mostrou aos estudantes todo o processo de embarque e transporte seguro da bauxita. “No que diz respeito à bauxita, é importante frisar que todo o controle de umidade, um dos pontos essenciais para garantir a segurança e estabilidade do navio, é feito seguindo todas as normas vigentes. Por exemplo, a cada mil toneladas embarcadas, nós fazemos o controle de umidade do produto embarcado para o cumprimento dos índices estabelecidos”, explicou Maretti.

Para o comandante do CIABA, Capitão-de-Mar e Guerra Josué Fonseca, o 2º workshop “Transporte Marítimo de Bauxita” trouxe uma visão diferenciada para os alunos. “Foram palestras de alto nível, focadas no que interessa. A Mineração Rio do Norte já é uma parceira nossa, que ano passado inclusive inaugurou uma Sala de Aula Padrão que leva o nome da empresa. São parcerias muito proveitosas”, comentou o comandante.

E na próxima segunda-feira, a MRN será patrocinadora de uma premiação para os formandos destaques de 2021. “A MRN está sempre presente na formação dos nossos alunos e na comunidade marítima, o que é muito importante”, destacou o comandante do CIABA.

Gerente de Operações do Porto da MRN, Paulo Maretti, ministra palestra durante workshop no CIABA.

Fonte: Temple Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *