Recorde de desmatamento é novamente ultrapassado durante o mês de abril


Os dados de desmatamento na Amazônia alcançaram novos recordes no mês de abril, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram derrubados 1.012,5 km² de floresta. Comparando com abril do ano passado, que registrou 580,5 km², houve um aumento de 74% e se comparado à média dos seis anos anteriores para abril, a área de alertas é 165% maior. Essa é a primeira vez na série histórica do Deter que o mês de abril ultrapassa a casa de mil quilômetros quadrados. Os números divulgados ainda poderão ter um aumento, já que a taxa foi contabilizada apenas até o dia 29.

Mesmo durante a estação de chuvas na Amazônia, os números foram além de mil quilômetros desmatados

Abril ainda é um mês de chuvas na Amazônia, o último do chamado “inverno” amazônico, onde normalmente, as derrubadas são menores, por conta das dificuldades impostas pelo tempo para a prática de desmate, ou seja, não é comum ver números tão elevados de desmatamento nesta época.

Uma das causas possíveis para que as taxas de desmatamento estejam tão altas é o fato de ser ano eleitoral, historicamente os números de desmate crescem nesses anos. Algo que traz ainda mais preocupação é que desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência, o desmatamento teve aumento ano após ano, chegando a ultrapassar mais de 10 km², algo que pode esperar que aconteça novamente em 2022.

“Estamos falando de mais que o dobro do índice em relação ao ano passado, isso é uma clara concretização das previsões feitas por diversos especialistas no final de 2021, em que o ano de 2022 seria um péssimo ano para o meio ambiente e isso já está se concretizando”, afirma Mauro Armelin, diretor executivo da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira.

Fonte: Amazônia.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *