Feira da Agricultura Familiar da Ufopa retorna nesta quinta-feira na Unidade Tapajós, em Santarém

Depois de dois anos suspensa, a Feira da Agricultura Familiar da Ufopa está de volta em novo local no Campus Santarém, no oeste do Pará. Nesta quinta-feira (23), das 8h às 12h, a feira ocupa o espaço atrás do prédio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), antiga Reitoria, situado na Unidade Tapajós, no bairro do Salé.

Promovida pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Iecosol), a iniciativa será realizada, a partir de agora, todas as quintas-feiras, com a proposta de fornecer produtos orgânicos e agroecológicos, oriundos da agricultura familiar, fortalecendo os pequenos produtores rurais da região. Atualmente participam da feira produtores de seis associações e cooperativas dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

Histórico — A Feira da Agricultura Familiar da Ufopa começou em junho de 2016 como uma ação do Projeto de Extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários. Inicialmente com frequência mensal, em fevereiro de 2017 passou a ser semanal, sempre nas dependências da Ufopa.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente de integração entre a comunidade acadêmica e os agricultores familiares, a Feira da Ufopa é um exemplo claro da importância dos circuitos curtos de comercialização para agricultores e consumidores, uma vez que proporciona o fortalecimento das relações de confiança, o estímulo à alimentação saudável e com qualidade e à geração de renda para agricultura familiar.

Iecosol — A Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Iecosol) é um projeto de extensão da Ufopa criado em 2013 para assessorar uma cooperativa de agricultores familiares. Em 2020 a Iecosol se reestruturou e hoje é um programa de extensão cuja missão é fomentar e assessorar empreendimentos econômicos solidários no Oeste do Pará em quatro eixos de atuação: agricultura familiar, reciclagem, artesanato e bancos comunitários.

A incubadora tem como visão ser referência regional em extensão universitária, aplicando os fundamentos da economia sólida e contribuindo para a geração de “Bem Viver na Amazônia”. Seus valores são: integração ensino, pesquisa e extensão; cooperação; solidariedade; alegria; diversidade; inovação; e respeito ao meio ambiente.

Mais informações aqui:

Confira os podcasts mensais da Iecosol no Spotify.

Serviço: Retorno da Feira de Agricultura Familiar da Ufopa

Data: 23 de junho de 2022, quinta-feira

Horário: 8h a 12h

Local: Campus Santarém, Unidade Tapajós, atrás do prédio do CTIC (antiga Reitoria)

Realização: Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Iecosol)

As informações são da Iecosol e Ufopa

20/06/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *