Estado entrega terminal hidroviário em Algodoal para potencializar turismo em um paraíso da costa atlântica

A rampa metálica permite o embarque e desembarque com total segurança, em um dos locais do Pará mais procurados por turistas

Um dos lugares mais paradisíacos e visitados no Pará, a Ilha de Algodoal, em Maracanã, município da região Nordeste, ganhou nesta sexta-feira (01) o primeiro Terminal Hidroviário Turístico, obra realizada pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). O Estado investiu mais de R$ 2,8 milhões no novo equipamento público, que vai proporcionar mais conforto e segurança para usuários e turistas, beneficiando cerca de 30 mil habitantes do município.

“Algodoal é um dos paraísos do Pará, um dos lugares mais lindos do mundo, que necessita de infraestrutura para estimular o turismo ecológico, sustentável, com a beleza dos nossos rios e do oceano. Ter um terminal que garanta acessibilidade e qualidade de vida aos moradores, turistas e visitantes é estratégico para, cada vez mais, dar oportunidade de renda para as famílias que aqui vivem. Que a economia do turismo ecológico possa colaborar com o desenvolvimento da região”, disse o governador Helder Barbalho, que esteve na ilha para entregar o terminal e uma lancha para reforçar a atuação da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) na região de Maracanã.

Governador Helder Barbalho entregou uma obra necessária ao deslocamento das pessoas e ao incremento do turismo

A funcionária pública Alcione dos Santos Eguis, 46 anos, visita a Ilha de Algodoal todos os anos, e afirmou ter ficado encantada com o terminal, que segundo ela é a porta de entrada da Ilha. “Ficou excelente, e agradeço a todos que contribuíram para a obra. Para nós, ficou tudo lindo, e espero que os nativos possam manter e se orgulhar dessa obra linda para Algodoal. Para quem vai cuidar, que zele e preze, porque isso aqui ficou muito bonito e inédito dentro de Algodoal”, garantiu Alcione.

Igualmente entusiasmado, o pescador José Elias Carvalho, 60 anos, disse que o novo porto vai trazer desenvolvimento social e econômico para a ilha. “O terminal ficou ótimo. Nunca vi obra mais bonita que essa. Agora, vamos trazer mais turistas no mês de julho, ganhar mais dinheiro. Algodoal merecia isso, e o governador está de parabéns”, acrescentou.

A nova estrutura garante conforto, segurança e acessibilidade a quem reside na ilha e a quem visita Algodoal

Infraestrutura – Construído em uma Área de Proteção Ambiental (APA), o terminal conta com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e para pessoa com deficiência (PcD), carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, televisão e bebedouro.

Já a obra naval conta com rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sinalização, acessibilidade e paisagismo.

“O Terminal Turístico representa o desenvolvimento para a região, além de alavancar o turismo aqui na área de Algodoal. É mais uma obra fantástica do governo do Estado”, ressaltou o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

Para se adequar ao principal meio de transporte local, o porto conta com terminal para embarque e desembarque de carroças. O espaço será administrado pela Prefeitura de Maracanã, e está preparado para potencializar a atividade turística na ilha, que recebe cerca de 300 mil turistas por ano.

Mais investimentos – Ainda em Algodoal, o governador Helder Barbalho assinou a ordem de serviço para construção de palco e área para atividades físicas, além de conclusão de arena esportiva em Marapanim, município vizinho. Ele também autorizou a locação de máquinas para recuperação de estradas vicinais em Maracanã.

“Agradecemos muito a parceria do governo do Estado com Maracanã, que traz esses investimentos. Algodoal, há muito tempo, já merecia esse terminal. Aqui nós recebemos turistas do mundo todo. Então, teremos um novo cartão postal na ilha”, afirmou o prefeito de Maracanã, Reginaldo Carrera.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *