Eleitorado paraense cresceu 5,63%; crescimento é registrado em todos os segmentos

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 156 milhões de eleitores brasileiros estão aptos a votar nas Eleições Gerais 2022, que ocorrerão no dia 2 de outubro. Esses milhões de eleitoras (es) vão às urnas para escolher os representantes políticos para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. O eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro.

Giovanna Angelim Lobato Cardoso Frota

No Pará, são mais de 6 milhões de eleitoras (es), sendo cerca de 1 milhão deles registrados na capital, Belém. Entre a última eleição, em 2020, e a atual, o eleitorado paraense cresceu 5,63%. “Entre 2009 e 2019, foi realizado o cadastramento biométrico, todo o eleitorado passou por uma revisão e, naturalmente, houve uma diminuição. Mas este ano nós ultrapassamos 6 milhões de eleitores, uma marca nunca alcançada antes pelo estado do Pará; e que mais uma vez reforça o interesse das pessoas em participar desse processo”, aponta o diretor-geral do TRE do Pará, Felipe Brito.

Indígenas, quilombolas e ribeirinhos

Há minorias que acabam se tornando maioria no Pará. “Quando a gente trabalha nessa estratificação do eleitorado, o ribeirinho e o rural representam quase 2 milhões de eleitores – ou seja, cerca de 1/3 do nosso eleitorado, um valor bastante expressivo. O eleitorado rural, inclusive, teve um crescimento muito grande – quase 9% (em relação à 2020); enquanto o urbano teve crescimento de 4,12%, também inferior ao ribeirinho, que cresceu 4,40%. E esse crescimento é observado em todos os segmentos, incluído o eleitorado indígena e quilombola, porque o TRE conduziu várias ações itinerantes em mais de 110 municípios do Estado do Pará atendendo eleitores que, em regra, não conseguem acessar o serviço online”, detalha o diretor-geral.

Gênero

A maioria do eleitorado brasileiro continua a ser formado por mulheres, que representam 52,65% do total. O mesmo é observado no Pará. As mulheres correspondem a 50% do eleitorado paraense, são 3.066.174 de eleitoras, ultrapassando os homens em cerca de 50 mil cadastros. “O TRE do Pará tem diversas iniciativas que incentivam a participação feminina na política, tanto nos cargos políticos como no voto feminino. Nesse pleito houve um crescimento do eleitorado masculino um pouco maior, mas o número total de mulheres ultrapassa os 3 milhões, o que diz ainda que o nosso eleitorado é feminino”, ressalta o diretor-geral.

Nome social

Outro dado interessante é que o número de eleitores no Pará que irão utilizar o seu nome social saltou de 246 (em 2018) para 919 durante as Eleições Gerais de 2022. Isso garante que pessoas transgênero, transexuais e travestis tenham o nome pelo qual preferem ser designados impresso no título de eleitor e no caderno de votação. Esse direito é observado pela Justiça Eleitoral desde 2018.

Voto facultativo

No Brasil, o voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas acima dos 70 anos e para os analfabetos. No caso dos jovens, o Pará soma mais de 122 mil eleitores. “Quando iniciamos a campanha para convocar os jovens eleitores, nós tínhamos pouco mais de 0,25% de eleitores nessa faixa etária. E esse número chegou a mais de 2%, um número significativo”, considera o diretor-geral do TRE do Pará, Felipe Brito.

A abstenção para aqueles eleitores que têm mais de 70 anos também é muito baixa. “Eles correspondem a um número expressivo, são mais de 400 mil eleitores no estado do Pará. O que diz que eles continuam interessados [no processo eleitoral] e que foram atendidos recentemente para se manterem aptos ao voto, seja fazendo uma atualização de endereço ou uma mudança de seção, buscando os serviços da Justiça Eleitoral”, comenta o diretor-geral.

Primeiro voto

Um dado curioso é que 367 mil eleitores estarão votando pela primeira vez em todo o Pará, em diferentes faixas etárias. “É um número bastante espantoso porque os eleitores entre 16 e 18 anos, que teoricamente seriam aqueles que votarão pela primeira vez, são cerca de 122 mil; e esse outro número chega a ser quase três vezes maior, o que demonstra que eleitores de 20, 30 e até 40 anos não participavam do processo eleitoral e agora, com as ações eleitorais, participarão e poderão exercer o seu direito ao voto”, destaca o diretor-geral.

Grau de instrução

A maior parte do eleitorado no Pará não completou o ensino fundamental (26,33%), número próximo ao de eleitores com o ensino médio completo (25,03%), o segundo maior eleitorado. Em contraponto, apenas 7,26% dos eleitores completaram o ensino superior, dado inferior ao de eleitores que apenas sabem ler e escrever (9,58%), já os analfabetos correspondem a 5,67% do eleitorado.

Biometria

Diante das medidas sanitárias adotadas a partir da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), a Justiça Eleitoral tem mantido em suspenso o uso da biometria como meio de identificação nas eleições deste ano. No entanto, os dados mostram um avanço significativo na coleta dos dados nos últimos seis anos. No Pará, a biometria já alcançou 88,51% dos eleitores.

As informações são do TRE Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *