Segurança digital: saiba como se prevenir contra golpes em compras on-line

Professor da UNAMA Santarém compartilha dicas importantes para ajudar a proteger os consumidores

Clonagem de cartões ou invasões de conta bancárias. Os crimes cibernéticos já afetaram 24% da população brasileira. Em 2024, mais 40 milhões de pessoas tiveram prejuízo por conta de fraudes na internet. Os dados são do Instituto DataSenado.

Com o aumento das compras on-line no fim de ano, os consumidores devem estar atentos para evitar cair em golpes. O professor dos cursos de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNAMA Santarém, Sergio Castro, compartilha dicas importantes para ajudar a protegê-los contra fraudes digitais.

Principais riscos de segurança

Os consumidores estão expostos a diversos riscos ao fazer compras on-line, especialmente durante o fim de ano. Segundo o professor Castro, os principais perigos incluem sites fraudulentos que imitam os originais, oferecendo produtos a preços muito baixos, e links com promoções irresistíveis, solicitando informações pessoais e bancárias.

Medidas preventivas

Para garantir compras seguras, o professor Castro recomenda observar algumas informações essenciais nos sites, como o ícone do cadeado no navegador, o qual indica certificado de segurança. Também é importante verificar se o nome da loja ou empresa aparece no endereço, evitando sequências de letras ou números. E, no rodapé da página, é preciso buscar por selos de certificados digitais de segurança.

Métodos de pagamento seguros

O professor Castro sugere que, mesmo com todos os cuidados, o consumidor utilize cartões virtuais, pois eles têm validade limitada e dificultam a clonagem. Além disso, é importante pesquisar sobre a plataforma de pagamento utilizada, especialmente no site Reclame Aqui.

Sinais de alerta

Para identificar sites fraudulentos, desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado e procure por símbolos de segurança, como o cadeado na barra de navegação. Certificações digitais são fundamentais para assegurar a legitimidade.

Ações em caso de fraude

Se o consumidor suspeita ter sido vítima de fraude, deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia para crimes virtuais, contatar a operadora do cartão de crédito e, em alguns casos, solicitar o cancelamento do cartão. Além disso, avisar amigos e familiares sobre o golpe pode ajudar a evitar que outros também sejam vítimas. Seguindo essas orientações, é possível realizar compras on-line com mais segurança, aproveitando as ofertas de fim de ano sem preocupações. Fique atento e proteja suas informações pessoais e financeiras.

Fonte: Ascom Unama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *