# IPVA: proprietários de veículos automotores podem obter descontos especiais até o dia 7 de janeiro

- Link: https://oquartopoder.com.br/ipva-proprietarios-de-veiculos-automotores-podem-obter-descontos-especiais-ate-o-dia-7-de-janeiro/
- Published: 2025-01-03T11:37:21-03:00
- Author: Redação

Foto: Agência Pará

Por Guilherme Ferreira

Proprietários de veículos com finais de placas 01 a 31 têm até o dia 7 de janeiro
para garantir descontos especiais no pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade
de Veículos Automotores (IPVA).

O requisito para obter os descontos é não ter multas de trânsito. Quem não recebeu
multas nos últimos dois anos terá um desconto de 15%. Para aqueles que não receberam
multas em 2024, o desconto será de 10%. Nas demais situações, será aplicado um desconto
de 5%.

##### Como pagar?

No estado do Pará, o IPVA pode ser pago de três maneiras: antecipado em parcela 
única e com desconto; parcelado em até três vezes antes do vencimento, sem desconto;
pagamento integral na data do licenciamento anual do Departamento de Trânsito (Detran).
Pagamentos feitos após a data do licenciamento serão acrescidos de multas e juros.

O Documento Estadual de Arrecadação (DAE) pode ser emitido acessando o site da Secretaria
do Estado da Fazenda: [www.sefa.pa.gov.br](http://www.sefa.pa.gov.br). No portal,
também é possível consultar o valor do imposto e outras informações.

**A seguir, confira as alíquotas de IPVA no estado do Pará:**

 * 2,5%: automóveis, caminhonetes e veículos aquáticos recreativos/esportivos não
   comerciais
   1%: ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas
   e similares
 * Isenção: veículos com mais de 15 anos de fabricação
 * Embarcações e aeronaves têm até o dia 30 de junho para recolher o IPVA.
