O município registrou nos últimos dois dias, 188 novos casos positivos da doença. O número de óbitos também aumentou: 386
Os registros de novos casos de Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará, parecem não ter fim. As estatísticas apontam números cada vez mais crescentes no município e acendem o alerta nas autoridades médicas. Os casos positivos confirmados e fatais do novo coronavírus não param de crescer e desde que houve a flexibilização das atividades consideradas não essenciais, esses números mais que dobraram.
Medidas de proteção contra possíveis infecções por cornoavírus sendo mostradas na clínica universitária de Essen
Somente no boletim divulgado na noite desta segunda-feira (14), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram registrados mais 116 casos positivos da doença e mais uma morte. Há um óbito suspeito aguardando resultado da análise. O total de mortos já chega a 386 vítimas.
Agora, o município registra 9.685 casos confirmados. Do total de pessoas sob contágio comprovado nestes cinco meses de pandemia, 8.811 estão recuperadas da doença. O boletim informa ainda 7.952 resultados negativos, 137 análises, 1.496 notificados/monitorados, e 36.107 monitorados já recuperados.
A vítima mais recente da doença é uma idosa de 69 anos, que possuía comorbidades e faleceu no último dia 9 de setembro.
De acordo com o boletim da Semsa, dos 116 casos positivos para covid-19, 19 por RT/PCR/Labimol, 41 por clínico epidemiológico e o restante por testes rápidos. A Semsa informa também que 21 pacientes estão internados e outros 467 estão em isolamento domiciliar.
As principais recomendações das autoridades médicas no combate ao coronavírus ainda são o uso de máscaras, a higiene e o distanciamento social. Só saia de casa se realmente for necessário, do contrário, evite aglomerações.