Você já deve ter ouvido falar disso, mas sempre é bom ressaltar: a pandemia de covid-19 ainda não acabou. O mundo atravessa uma nova onda de contágios, a qual é amenizada graças ao avanço da vacinação global. No entanto, outras doenças, como a gripe e o resfriado, facilmente atingem muitas pessoas e provocam efeitos em cadeia na população.
Por esta razão, vamos relembrar o que caracteriza cada uma das doenças em seus sintomas e diferenças, para não generalizar seu quadro como apenas uma “virose”.
Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.
Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.
Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde, como fazer testes, e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas necessárias.
Veja no quadro abaixo os sintomas de cada uma das doenças:
Fonte: DOL (Diário Online)