Com o slogan “Te cuida, maninho”, a campanha “Novembro Azul” de 2022 foi oficialmente lançada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em solenidade ocorrida nesta sexta-feira (04). O slogan valoriza o modo peculiar de falar do paraense. Uma das ações será realizada já neste sábado (05), com o Dia “D” no Mercado Ver-o-Peso, em Belém, que vai ofertar consultas, testagens, vacinação e palestras.
No lançamento foi ressaltada a importância da manutenção da saúde masculina de forma integral, desde a prevenção aos cuidados com hipertensão e diabetes, além do incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Foram abordados ainda outros temas relevantes, como a importância do pré-natal do parceiro; a estratégia de autocuidado; a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); a preparação para o exercício da paternidade responsável; saúde mental e redução de violência doméstica.
O slogan adotado para a campanha reforça a importância de considerar as especificidades regionais no processo de expansão da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no Pará. “O intuito é, por meio de ações educativas, promover o autocuidado como forma de reduzir as elevadas taxas de morbimortalidade masculina. O câncer de próstata, alvo de muitas dúvidas e de interesse da sociedade como um todo, poderá ser discorrido, mas juntamente com outros temas de igual importância”, explicou o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim.
Convencimento – Na solenidade de abertura, ocorrida no auditório da Sespa, o titular da Secretaria, Rômulo Rodovalho, destacou que a campanha deve persistir nas estratégias de convencimento, a fim de incentivar os homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para cada doença diagnosticada. “A prevenção e a importância do cuidado com sua própria saúde devem ser de novembro a novembro”, frisou o secretário.
O significado do “Novembro Azul”, segundo o secretário adjunto de Políticas Públicas de Saúde, Sipriano Ferraz, vai além do câncer de próstata, justamente pelo fato de o homem ser mais avesso às questões de saúde. “A campanha é para quebrar tabus e estimular o homem a viver mais e com qualidade, exercendo o hábito da prevenção. Dessa forma, contamos muito com a sensibilização aos profissionais de saúde para acolher e receber homens na atenção primária e secundária”, acrescentou.
Pelas estatísticas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que reúne dados inseridos por todos os municípios brasileiros, entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano foram registradas 84.477 internações masculinas no Pará – pessoas maiores de 20 anos. As principais causas foram externas (21.475 casos), incluindo acidentes, esfaqueamentos, traumatismos e envenenamentos; doenças do aparelho digestivo (11.298); doenças infecciosas e parasitárias (10.077); doenças do aparelho circulatório (8.411) e doenças respiratórias (8.169).
Em 2020, dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do DataSUS, mostram que as doenças infecciosas e parasitárias lideraram o ranking de mortes de homens no Pará, com 6.180 óbitos, seguidas por doenças do aparelho circulatório (5.860); causas externas (4.412); doenças do aparelho respiratório (3.454) e cânceres (2.628).
Câncer – Durante a solenidade, a coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins, fez um panorama sobre o câncer em homens, cujo mais prevalente no Pará é o de próstata, que já registrou 162 casos só entre janeiro e 15 de outubro deste ano. Em seguida vem o de estômago, com 78 novas ocorrências no mesmo período.
Em função desse cenário, a Sespa recomenda intensificar as mobilizações a partir dos agentes comunitários de saúde, para aproximar a população masculina dos serviços de saúde mantidos pelos municípios e criar um vínculo com aqueles que, em geral, apresentam forte resistência antes de procurar assistência médica.
Programação – Ao longo de novembro, os profissionais da Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações educativas em canteiros de obras; oficinas nos Centros Regionais de Saúde; ações educativas e marcação de consultas nas atividades do TerPaz e das Usinas da Paz, e o Dia “D” no Mercado Ver-o-Peso, ofertando consultas, testagens, vacinação e palestras, numa ação em parceria com o Programa Territórios pela Paz (TerPaz).
A campanha da Sespa conta também com o apoio da Quanta Engenharia e Sest-Senat (Serviço Social do Transporte-Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Fonte: Agência Pará