Uma equipe da Polícia Civil, sob o comando do delegado Germano do Vale, seguiu para a região de Santana do Tapará, em Santarém, no oeste do Pará, para apurar as causas do acidente com um micro-ônibus ocorrido na madrugada desta segunda-feira (7). O veículo transportava pessoas de uma mesma família, quando tombou na rampa de acesso à balsa, que faz a travessia para o porto do DER, no bairro Prainha, em Santarém. Cinco pessoas morreram e uma criança de 12 anos está desaparecida.
Equipes da Capitania Fluvial, Corpo de Bombeiros, Samu e Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves também se deslocaram para a área para ajudar no atendimento às vítimas. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas ao que tudo indica e, segundo também relato de testemunhas, o veículo teria perdido o freio e desceu a rampa, caindo dentro do Rio Amazonas.
Ainda não se sabe quantos passageiros havia no interior do veículo.
Um inquérito policial deve ser instaurado para apurar se o micro-ônibus estava com o licenciamento regularizado e se foi liberado pelo setor de transporte da Prefeitura para fazer essa viagem, já que o veículo não faz linha para aquela região. Outros levantamentos também serão feitos pela polícia, como as condições do veículo e se houve falha mecânica ou humana.
Segundo informações, o micro-ônibus teria sido fretado para uma família que foi para o município de Monte Alegre.