No mundo, são 4.7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa 59% da população mundial. No Brasil esse número é de 171.5 milhões, representando 79,9% da população do nosso país. Os brasileiros passam em média 3 horas e 49 minutos por dia navegando nas redes sociais, sendo a 2ª maior média de tempo diário do mundo, atrás apenas das Filipinas que tem uma diferença de apenas 3 minutos.
São mais de 170 milhões de pessoas usando as redes sociais no nosso país. Entre dancinhas, selfies, trends e filtros, também é possível ganhar dinheiro e relevância criando autoridade e se tornando referência em algum assunto.
Está claro que as redes sociais podem deixar de ser simples canais de comunicação e se tornaram importantes impulsionadores de marcas e pessoas em todos os segmentos. O papel das redes sociais é fundamental para colocar em prática as estratégias mais efetivas.
Mas afinal, quais recursos e ferramentas devem ser usados? Para isso, chamamos Diogo Pedroni, especialista em posicionamento estratégico que trouxe dicas para quem quer começar a ganhar o seu espaço nas redes sociais.
Além dos dados colocados acima, também sabemos que 44,3% dos brasileiros seguem páginas de influenciadores ou experts em algum tema e 61,5% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que usam as redes para buscar mais informações sobre marcas e produtos. É um universo gigante que pode ser muito explorado. Para se tornar referência para essa grande parcela dos usuários, Diogo afirma que “é necessário construir uma imagem de impacto para gerar valor no primeiro momento, alinhado com a lapidação de posicionamento, comunicação e narrativa de conteúdo de forma a criar um nicho único de atuação”.
Mas como fazer para se lapidar e posicionar? O especialista afirma que é necessário focar no seu nicho: “Quem fala pra todo mundo, não fala pra ninguém. Assim como um médico especializado em determinada área tende a comunicar maior autoridade naquela área, um profissional que se posiciona como referência para determinado nicho de clientes tem maior reconhecimento como autoridade”.
Se posicionar da forma adequada e encontrar o seu público é importante, mas nada é mais importante do que entregar ao público um conteúdo e uma comunicação de alto nível. Mostrar para os seus seguidores o porquê você é o melhor naquela área, mostrar os seus diferenciais, saber interagir com os seus ouvintes e criar simpatia com eles. Tudo isso acontece por meio de um conteúdo de qualidade.
Diogo Pedroni afirma, “Um conteúdo de fácil entendimento, que traga: aprendizado, mudança de hábitos, resultado ao público e que ganhe um espaço no dia a dia dos seus seguidores é o ideal.” O especialista completa, “ter um repertório autoral e único são coisas imprescindíveis para gerar relevância e autoridade.”
Para finalizar, Diogo traz 3 pilares do posicionamento para quem quer começar a aparecer nas redes.
- Autoposicionamento: Saber os pontos fortes que precisam ser evidenciados e os pontos que precisam de atenção e lapidação.
- Construção de objetivo: Entender onde se quer chegar é fundamental pois para quem não tem destino, qualquer lugar se torna referência.
- Comunicar sucesso: As pessoas querem contratar quem transmite credibilidade profissional e autoconfiança. Quando procuramos algum profissional estamos buscando alguém que nos ajude a resolver algum problema específico, ou seja, se pudermos, iremos escolher o melhor para que tenhamos certeza de que nosso problema será resolvido. Logo, ter estratégia de comunicação é fundamental para a construção de uma base sólida de autoridade percebida.
Com o público brasileiro cada vez mais engajado nas redes sociais, as plataformas de comunicação se tornam grandes armas que podem influenciar milhares de pessoas todos os dias. Para entrar nesse mundo é preciso ser notado pelos outros, e, para isso, é preciso saber se posicionar da forma correta.
Investir nas redes sociais é uma ótima dica para quem pretende dar um gás na sua imagem em 2023.
Os dados usados no texto são da Pesquisa RD Station.
Fonte: Mengucci Imprensa e Mídia