A vereadora Adriana Almeida (União) apresentou requerimento solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destine um equipamento de ultrassom exclusivo para o setor de obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotello. O pedido foi feito durante a sessão desta quarta-feira (16), na Câmara de Santarém, no oeste do Pará. Após fiscalização no local, a parlamentar constatou que gestantes têm esperado por horas para conseguir fazer os exames.
De acordo com a parlamentar, o equipamento existente hoje no HMS é de uso comum para todos os pacientes, fazendo com que as gestantes tenham que esperar muito tempo para realização do exame, gerando riscos para a saúde da mãe e do bebê, já que o procedimento é extremamente importante durante a gestação. “Não é de hoje que temos verificado a necessidade de melhorias em várias partes da ala da obstetrícia do hospital municipal. Precisamos tratar com mais humanidade e respeito às nossas gestantes. Não é certo que essas mulheres fiquem horas aguardando para fazer um exame tão fundamental”, declarou Adriana.
A vereadora também disse que fará um pedido para que tenha aparelhos de ultrassom nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Casa da Mulher, visando também desafogar a fila de atendimentos do Municipal.