O vereador Biga Kalahare (PT) realizou no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, na manhã desta segunda-feira (19), a prestação de contas do seu segundo ano de mandato como parlamentar. Entre os destaques apresentados pelo vereador estão três projetos de lei de sua autoria aprovados pelo Poder Legislativo e sancionados pelo prefeito Nélio Aguiar.
A prestação de contas do vereador teve a participação de lideranças comunitárias, integrantes do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (PT) e colaboradores de seu gabinete. Durante o evento, foram destacados os trabalhos legislativos do petista, que este ano, aprovou 42 requerimentos, 10 indicações, 11 pedidos de informações, 08 moções de aplausos e 04 projetos de lei.
Neste ano, o parlamentar conseguiu por meio do Executivo a sanção de três leis municipais, a lei n° 21.532/2022, que institui a Semana Municipal da Consciência Negra e de Ação Antirracista no Município de Santarém, a lei n°21.650/2022 que declara e reconhece como de utilidade pública para o município de Santarém, a Associação de Moradores do Bairro Pérola do Maicá. E por último, a lei n°21.574/ 2022 que dispõe sobre a mudança de denominação da unidade básica de saúde da Aldeia, para o nome Jucileide Ferreira de Oliveira.
As emendas parlamentares conseguidas pelo seu mandato também foram mostradas. Por meio de parceria com o deputado federal Airton Faleiro (PT), o vereador obteve emenda para Santarém no valor de R$ 340 mil e a verba deve equipar 39 Unidades Básicas de Saúde do município. Biga também contou com o apoio da deputada federal Vivi Reis (PSOL), que destinou um total de R$ 100 mil para os reparos da passarela que divide os bairros Maracanã e Mapiri.
As visitas realizadas pelo petista entraram em pauta na prestação de contas, e algumas foram enfatizadas, principalmente as que envolveram infraestrutura, saúde e educação. Para o vereador, prestar contas para a população é um dever de todo parlamentar, visto que é necessário mostrar para a população as atividades que são desenvolvidas dentro e fora do parlamento.
“A prestação de contas serve para mostrar a transparência do nosso mandato, que é feito para o povo e ao lado do povo. Estamos trabalhando em parceria com a população, todos os nossos trabalhos apresentados no legislativo são sugestões dos comunitários. Sabemos que para fortalecer um mandato é necessário ter a parceria das pessoas. Quero, inclusive, agradecer a todos”, agradeceu Biga
Para Alessandra Korap Munduruku, vice-coordenadora da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará, é importante que a população participe desses momentos para que observe o que foi desenvolvido.
“De quatro em quatro anos a gente pega nosso título, vai lá e vota. Parece que tudo já foi resolvido. Mas a gente precisa acompanhar o trabalho deles. É a primeira vez que eu participo e, a gente como liderança estamos fazendo o nosso papel de participar. Isso aqui é transparência”, frisou Alessandra Korap
Assessoria de Imprensa do vereador Biga Kalahare