Fortalecer e solidificar a cultura de festivais de cinema na região Norte do Brasil. Esse é o objetivo do “Olhar Film Festival”, evento cinematográfico que exibe animações, curtas, médias e longas-metragens com temáticas livres e produzidas no mundo todo. A programação ocorrerá entre os dias 02 à 05 de fevereiro, no formato online e presencial.
Essa é a primeira edição que terá em 2023, cada um com quatro dias de duração. A exibição, feita de forma remota e presencial, é para que cineastas e espectadores de outros países possam ter acesso aos filmes e ainda propor uma troca com o cinema de outras partes do mundo através de seu formato bimensal, itinerante e que dura o ano inteiro.
“Acreditamos que ter seis edições no decorrer de um ano potencializará todas as trocas culturais que este tipo de evento pode oferecer. Queremos diminuir todo tipo de fronteira que possa existir por meio de distância, situação financeira e idioma, exibindo filmes de todos os continentes de forma acessível tanto para os moradores das cidades que sediarão o evento quanto para aqueles que não acompanharão presencialmente”, explica Victor Rosalino, diretor do projeto.
O festival também premia os melhores filmes entre duas categorias: o “Prêmio Olhar”, para filmes produzidos por cineastas que residem na região Norte e o “Prêmio do Júri”, que premiará os filmes nacionais e internacionais. Os longas selecionados para a exibição foram escolhidos entre as mais de 2.300 inscrições recebidas em apenas dez dias.
O Olhar Film Festival é realizado pelo coletivo audiovisual Malaco Dreams, tem o patrocínio oficial do Banco da Amazônia, apoio da Lei de Incentivo, Governo Federal, Prefeitura de Santarém, do coletivo Cine de Rua, do SESC-PA e do Festival de Cinema Latino Americano de Alter do Chão.