Confirmado para o período de 1º a 3 de março, no Campus Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Seminário de Pesquisa Territórios Tradicionais, Conservação e Políticas Públicas: Conflitos e Proposições. O objetivo do evento é debater pressões e ameaças a territórios tradicionalmente ocupados, buscando promover reflexões sobre o campo das políticas públicas ambientais e territoriais que afetam os grupos em questão. O encontro também irá debater parcerias científicas em Santarém, no oeste do Pará
Entre outros temas, as mesas do seminário irão abordar: sobreposições territoriais com unidades de conservação; organização social e gestão de territórios; políticas de educação e geração de renda; ecologia histórica; reforma agrária; parcerias científicas.
O seminário é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), por meio de um acordo de cooperação que apoia o projeto de pesquisa “Comunidades tradicionais, conservação ambiental e políticas territoriais”, que se debruça sobre esses tópicos a partir de quatro situações, principalmente: o território caiçara na Jureia, no litoral de São Paulo, e territórios situados nas bacias dos rios Xingu, Trombetas e Tapajós, no Pará. (Ufopa)