Identificar e estimular o desenvolvimento de iniciativas socioambientais e negócios de impacto alinhados ao fortalecimento de sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis é um dos principais objetivos da Fundação Cargill, que abriu inscrições para a edição 2023 da Chamada Semeia, antes conhecida como edital Fundação Cargill. Durante oito edições, a iniciativa orientou as estratégias de atuação socioambiental da instituição. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 de março no site da própria fundação.
De acordo com o edital, serão selecionadas até 15 iniciativas. Elas podem ser inéditas ou não, desde que sejam promovidas por da sociedade civil (OSC), cooperativas ou empresas a serem realizadas em municípios prioritários para a Cargill.
O Pará está incluído com cidades elegíveis para participar da chamada.
As iniciativas selecionadas deverão ser implementadas a partir de 2024 e serão contempladas com valores de R$ 100 mil a R$ 150 mil cada uma, para a duração de 12 meses.
São 310 cidades elegíveis dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal que podem ser consultadas no regulamento da Chamada Semeia.
Serão valorizadas iniciativas que tenham a intenção de resolver uma questão social ou ambiental, podendo abordar também temas como inclusão, diversidade, direitos humanos e que contribuam diretamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre estes, vale mencionar fome zero e agricultura sustentável, redução de desigualdades e consumo e produção responsáveis, além de outros.
“Com a Chamada Semeia, estamos buscando iniciativas alinhadas à missão da Fundação Cargill de promover a prosperidade das comunidades fortalecendo sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis. É baseado nesse propósito que buscamos iniciativas dedicadas a desenvolver alimentação e qualidade de vida, que fomentem qualificação profissional, visão empreendedora e promovam o desenvolvimento local, além de estimular a pesquisa e a inovação”, destaca Flávia Tayama, diretora presidente da entidade no Brasil.
A Chamada Semeia está inserida em um conjunto de comemorações dos 50 anos da Fundação Cargill no Brasil, programadas ao longo de 2023. Com o mote “Apoiar histórias, cultivando vínculos. Juntos, transformando o futuro”, a instituição celebra a transformação socioambiental e a construção de novos caminhos para a geração de impacto positivo nas comunidades onde está inserida.
A inscrição deve ser realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário disponível no site da Fundação Cargill. Em caso de dúvidas acesse o site da Fundação e consulte os canais de atendimento por email e WhatsApp.