Visando promover a participação, integração e interação na gestão democrática dando transparência e estimulando a intercooperação a Cooperativa Mista dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte (Coopaflora) realizará nesta sexta-feira, 10 de março, em Oriximiná, sua assembleia geral. A reunião, que terá como objetivo debater a governança da cooperativa para 2023, será realizada em modo híbrido (presencial e remoto) reunindo assim os 46 cooperados dos municípios de Oriximiná e Alenquer (PA) e Nhamundá (AM), além da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e parceiros como Iepé Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia (Imazon), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e NESsT Amazonia.
A programação terá início às 7 horas, em primeira convocação, e serão tratados assuntos referentes a prestação de contas do Conselho de Administração referente ao exercício 2022, relatório da gestão, balanço e os demonstrativos de sobras ou das perdas, bem como o parecer do Conselho Fiscal. Além da prestação de contas será elaborado colaborativamente o Plano de Ação do Conselho de Administração para 2023 e eleição e posse do Conselho Fiscal.
A Coopaflora é a única cooperativa mista que integra indígenas, quilombolas e assentados de três municípios entre o Pará e Amazonas, foi constituída em 2019 com o objetivo de fortalecer a cadeia de produtos da socio biodiversidade para manutenção da floresta em pé. Dentro do escopo de produtos comercializados pelos cooperados estão o cumaru, copaíba, andiroba, castanha, pimenta e artes indígenas produzidas a partir de sementes, fibras naturais, algodão e miçangas, além do trabalho do uso de boas práticas para coleta da castanha e outros produtos, bem como o fortalecimento dos entrepostos visando combater a ação de atravessadores.