“Não dá para a Alcoa crescer sozinha e Juruti ficar para trás!”. Esse foi o recado dado pelo governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), para a mineradora que explora bauxita no município desde 2009 e que tem sido alvo de críticas por parte da prefeita Lucídia Batista (MDB) e Câmara de Vereadores.
Durante a sua última visita à cidade, em meio a um pronunciamento, Helder direcionou seu discurso aos representantes da multinacional presentes no evento. Assista ao vídeo no final da matéria.
“Vocês precisam olhar por Juruti. Vocês precisam crescer juntos com Juruti. Não dá pra Alcoa crescer sozinha e Juruti ficar pra trás. E que este sentimento seja sempre a pauta da relação do município e Alcoa”, destacou o governador.
Helder estendeu o recado às outras empresas que exploram minérios no solo paraense, em especial na região oeste do Pará, como Terra Santa, Faro e Oriximiná, que têm bases da Mineração Rio do Norte (MRN).
O govenador ressaltou que “o estado não é contra a mineração”, porém, defende uma mineração que respeite o meio ambiente, respeite as pessoas e que construam algo sustentável para a vida das pessoas que moram nas regiões cujos solos ricos em minérios enriquecem as grandes mineradoras.