Integrantes da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase/Norte) e dos estados do Mato Grosso do Sul, Ceará, Santa Catarina e Alagoas entregaram carta de comprometimento com vistas à COP 30 para a governadora do Pará em exercício, Hana Ghassan. A ação ocorreu na quarta-feira (12), durante a posse do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, no hotel Grand Mercure, em Belém.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destaca que o documento pontua ações de alinhamento às diretrizes e proposições da COP 30, que está sendo pleiteada para ocorrer em Belém no ano de 2025. “A proposição dos Sebraes da Amazônia Legal é de convergir com as ações dos governadores, avançar na discussão da sustentabilidade nos pequenos negócios e qualificar os empreendedores. Podemos agregar valor a esse cenário”, destaca.
“Podemos fortalecer cada vez mais a região por meio do desenvolvimento sustentável. Nós sabemos das nossas demandas e dos nossos interesses e, nesse momento, as entidades têm que se estabelecer e estruturar as políticas de desenvolvimento”, pontua o diretor-superintendente do Sebrae em Roraima, Emerson Baú.
“O Sebrae tem uma atuação longa em temáticas como bioeconomia, sustentabilidade e temos capacidade de influenciar nesse debate”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae em Alagoas, Vinícius Lages, ao destacar as oportunidades e desafios do Nordeste. “A região Nordeste também tem seus desafios ligados aos biomas e a questões de extrema pobreza, ou seja, uma abundância de recursos, mas aquém do potencial da região. Ouvindo os números do Pará ficamos impressionados com as possibilidades. Foi importante estar junto na discussão”, frisa.
A COP é a sigla para Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Trata-se de um evento anual que reúne representantes de governos de todo o mundo para discutir medidas de combate às mudanças climáticas. As próximas edições da COP ocorrerão em dezembro de 2023, em Dubai e em 2024, na Austrália.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará