O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa realizará de 1º a 3 de agosto, o “I Seminário de métodos e técnicas de estudos paleoambientais aplicados à Arqueologia e aos estudos de conservação ambiental: conhecer o passado para refletir sobre o futuro”. O local será o Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú, na Unidade Tapajós/Campus Santarém, no oeste do Pará, a partir das 19h no dia 1º e nos dias 2 e 3, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O objetivo do seminário é apresentar e discutir como as ferramentas apresentadas no seminário podem ajudar a compreender as mudanças climáticas e contribuir para resgatar e conhecer manejos alternativos à exploração intensiva de recursos naturais.
Na abertura do dia 1º, haverá palestra sobre o papel da universidade no enfrentamento das emergências climáticas. Serão disponibilizadas ainda 30 vagas para minicursos. O interessado poderá escolher até duas opções de temas para se inscrever. Os temas são os seguintes:
1) Métodos de datação (Radiocarbono, Termoluminescência, LOE) – contribuições para Arqueologia;
2) Arqueobotânica: contribuições dos estudos de fitólitos na Amazônia, técnicas de amostragem e usos na arqueologia;
3) Estudos de isótopos de oxigênio para reconstrução do clima;
4) Substâncias psicoativas: definição, efeitos, propriedades terapêuticas e sua detecção em artefatos arqueológicos;
5) Estudos das paisagens aplicados à Arqueologia: formação e mudanças das várzeas amazônicas;
6) Macroecologia da vegetação: ferramentas e aplicações no estudo das paisagens.
O seminário é aberto ao público em geral. A mesa de abertura terá livre acesso para que os inscritos participem ativamente dos pontos levantados no decorrer dos debates. (Ufopa)