Desde janeiro de 2023, a Advogada Marcelia Bruna Sousa de Oliveira Marinho desenvolve as atividades do Projeto Viver de Propósito, com o objetivo de conscientizar jovens da rede pública de ensino a respeito do futuro profissional e melhores condições de vida através dos estudos, reforçando a máxima de que sonhos são possíveis. Ao longo de seis meses mais de 1.000 pessoas foram impactadas pelas palestras realizadas na área urbana e rural dos municípios de Oriximiná, Óbidos, Curuá e Santarém, no Oeste do Pará.
Natural da Paraíba, passando pelo Ceará e chegando ao Pará, Marcelia Bruna tem uma história de superação que inspira e foi graças às oportunidades que teve na juventude que foi possível se formar e ascender socialmente. “Estudei no interior do nordeste, num lugar onde íamos de pau de arara para a escola ou caminhando, atravessando canaviais. Não tínhamos vela o suficiente para estudar, pois não havia energia elétrica na casa e naquela região o pôr do sol é mais cedo, assim fazia minhas atividades sempre com pressa, pela manhã já estava na roça ajudando minha mãe ou nos afazeres domésticos”, revela a advogada que utilizada suas histórias pessoais como motivação nas palestras que são sempre gratuitas.
Se a palavra “propósito” significa “onde nós queremos chegar”, certamente o projeto centraliza energia nisto, no diálogo de que você precisa saber onde quer chegar, compreendendo que existe um preço, ainda mais alto para quem está em vulnerabilidade social alcançar o sucesso. Assim, ciente do seu papel social e compreendendo que profissionais formados devem retribuir de alguma forma o que aprenderam na escola pública, a jornada da empresária e bacharel em direito, que estudou com bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni), está focada em mostrar para os jovens que as oportunidades existem e isto é transformador para o presente e futuro, jamais na Amazônia onde as distâncias dos grandes centros também significam estar longe das perspectivas educacionais e profissionais. “Como fui aluna de escola pública e tive a chance de estudar como bolsista apenas no terceiro ano em um colégio particular, conheço as necessidades e o poder que uma oportunidade pode desencadear na vida de uma pessoa”, reforça Marcelia Bruna.
O Projeto Viver de Propósito segue realizando palestras gratuitas e as escolas ou comunidades interessadas em conhecer e receber a palestra devem fazer contato (93) 98129-7599.