O Projeto DONA’s continua trabalhando temas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e características de negócios com mulheres empreendedoras no município de Juruti, Oeste do Pará. O projeto é desenvolvido pelo Consulado da Mulher, com investimento do Instituto Alcoa e parceria do Instituto Juruti Sustentável (IJUS).
Em síntese, a iniciativa consiste em: treinar e capacitar as participantes sobre temas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização e gênero; acompanhar e orientar remotamente as participantes na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e acompanhar a renda e o faturamento dos empreendimentos.
No mês de maio, as empreendedoras participantes do projeto tiveram momentos de diálogo e reflexão sobre relacionamentos familiares saudáveis, divisão de tarefas, apoio dos membros da família e como isso é fundamental para a organização e planejamento de seus negócios. Nesse ambiente de reflexão, elas realizaram uma avaliação pessoal dos pontos que precisam ser trabalhados para que haja harmonia entre as relações familiares e seus negócios.
Ocorreram três oficinas de precificação para estudar a importância de conhecer os aspectos financeiros essenciais para que os negócios possam ter saúde financeira, como tirar o próprio salário do empreendimento e o entendimento do processo, desde aquisição de matéria prima até encontrar o preço justo do produto ou serviço. Para colocar isso em prática, houve ainda um workshop onde elas apresentaram seus empreendimentos e mostraram como precificar cada item com base no que foi estudado.
O Projeto DONA’s acredita que o conhecimento é essencial e transforma a vida das mulheres empreendedoras. Dessa mesma visão, compartilha Celina da Silva, participante do projeto. “Eu não sabia de nada, agora aprendi a dar valor no meu trabalho e entendi que meu trabalho tem valor. Agora posso dizer que meu negócio vai pra frente, com facilidade e muito conhecimento que aprendi com o Consulado da Mulher; e sou muito grata”, comenta.
Marketing
Na primeira e segunda semana de junho, as empreendedoras estão trabalharam marketing pessoal e digital, apresentação de produto e sazonalidade. Os temas tendem a ajudar as participantes na percepção de como essas ferramentas podem ajudar a fortalecer a imagem, agregar valor pessoal e ao negócio de forma efetiva.
Entre os próximos dias 26 e 30, as empreendedoras apresentarão seus empreendimentos para uma banca formada pelo Projeto DONA’s, composta por empreendedoras locais, que dedicarão tempo a avaliar pontos de oportunidades em cada negócio apresentado. As participantes vão usar na prática os conhecimentos e habilidades que aprenderam durante essa etapa do projeto.
Fonte: Instituto Juruti Sustentável