Na manhã desta quinta-feira (3), a Executiva e membros do Partido dos Trabalhadores de Santarém (PT) , movimentos sociais, lideranças indígenas e partidos aliados PSOL, PCdoB e PV reuniram com Assessores da Presidência da República para tratar sobre os detalhes da visita do Presidente Lula em Santarém, que ocorrerá na próxima segunda-feira (07/08), no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Na ocasião os participantes discutiram a agenda do Presidente, bem como a logística e a estrutura para receber o público que participará da inauguração da Infovia 01. De acordo com a Coordenadora Geral de Relações Sociais da presidência da República Angela Bernardino, o complexo esportivo do Campus Tapajós está sendo preparado para acomodar autoridades e a população.
A Infovia 01, será inaugurada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com 5 ministros do seu governo, entre eles, o ministro das comunicações Juscelino Filho.
O projeto que será inaugurado no município faz parte do Programa Norte Conectado e está ligando Santarém (PA) a Manaus (AM) por meio de 1,1 km de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos. Esta Infovia também leva conectividade para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.
No mesmo local onde haverá a cerimônia de inauguração da Infovia 01, também ocorrerá uma visita ao Navio Hospital Escola Abaré que realiza atendimento clínico e odontológico em comunidades ribeirinhas do rio Tapajós. O navio terá um Ponto de Inclusão Digital (PID) com cinco computadores doados pelo Ministério das Comunicações (MCom) para a capacitação digital dos moradores das comunidades. Um teste deverá ser realizado na unidade fluvial e transmitido ao vivo para os participantes do evento.
A diretoria do PT Santarém está dando suporte à Assessoria do Presidente da República na organização do evento e, deve montar uma equipe de trabalho para auxiliar nos preparativos para a chegada do Presidente da República.