A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) anuncia, na próxima semana, a fundação do Capítulo Amazônia da entidade. Com sede em Belém (Pará), o Capítulo tem o objetivo de aumentar a representatividade e fomentar ainda mais o mercado de comunicação na Região, promovendo eventos, cursos da Escola Aberje de Comunicação, novos espaços de diálogo e networking. Desta forma, passa também a agregar conhecimentos à rede e promover debates e discussões, do ponto de vista da Comunicação, sobre os temas de interesse das associadas que atuam e desenvolvem projetos na Amazônia.
O evento de fundação da representação regional da Aberje está marcado para o próximo dia 29 de agosto e, além de receber comunicadores das empresas que já são associadas no Pará e de outros estados da região, a Aberje também receberá jornalistas e profissionais de comunicação locais que queiram se aproximar da associação. A realização do evento tem o apoio da associada Temple Comunicação.
“A Aberje reconheceu a necessidade de cobrir geograficamente e tematicamente a região da Amazônia. Hoje, contamos com 35 associadas nos estados da Amazônia Legal e enxergamos uma oportunidade de somar forças e fazer crescer o mercado da comunicação nesses locais”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje.
A escolha por Belém como sede do Capítulo vem da concentração de associadas no Estado e da importância que a cidade tem em temas ligados à Amazônia. O Pará, no entanto, não é a primeira capital no Norte brasileiro a sediar um Capítulo Aberje. A cidade de Manaus sediou o Capítulo Aberje Amazonas entre 2004 e 2014, e foi dirigido por comunicadores de empresas associadas, como Petrobras e Multibrás (atual Whirpool).
De acordo com Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, “a Aberje possui um histórico de ações associativas importantes na Amazônia. Foram realizados dois Congressos de Comunicação, o primeiro ainda em 2008, em Manaus, tratando sobre o tema de olhares estratégicos e mobilização sob o impacto das novas mídias, e o segundo sobre negócios sustentáveis, em 2011, em Belém”. No mesmo ano, também foi realizado um programa de estudos da Aberje em parceria com a George Washington University, que trouxe 18 estudantes de pós-graduação da universidade para conhecer a floresta como parte da formação. “Neste movimento, queremos dar protagonismo para empresas, agências, veículos, acadêmicos e jornalistas que residem na região, além de abrir um espaço de diálogo e interação de empresas que possuem projetos voltados à Amazônia”, completa.
A diretoria do Capítulo será anunciada no dia 29, durante o almoço promovido pela Aberje. Após a inauguração, ao longo do mês de setembro, uma agenda de atividades será desenvolvida para o Capítulo, assim como um novo encontro online, para apresentar o plano de atividades para associadas de todo o país.
Fonte: Temple Comunicação