Santarém sedia segundo encontro da série internacional Antropocênica

O município de Santarém, no oeste do Pará, será sede do segundo encontro da série internacional Antropocênica, que ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro de 2023, de forma itinerante, com diversas atividades na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na Aldeia Kumaruara de Solimões e na Comunidade Quilombola de Murumurutuba. Com o tema “As cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação”, a abertura oficial do evento ocorrerá na próxima segunda-feira (28), a partir das 17h30, no auditório da Unidade Tapajós da Ufopa, no bairro Salé.

O evento e tem a finalidade de reunir acadêmicos, pesquisadores, artistas e lideranças de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia em diálogos interculturais conjuntos para refletir sobre o Antropoceno, uma nova época geológica moldada pela humanidade e que está em andamento, propiciando troca de conhecimentos e experiências sobre a temática.

O encontro será aberto ao público e contará com convidados nacionais e internacionais, com destaque para o cineasta Jorge Bodanzky.

A programação contará com ciclo de debates, exibição de fotografias e filmes, curso, oficina e visitas a territórios indígena e quilombola de Santarém.

Também está prevista uma viagem pelo rio Tapajós no Navio Hospital Escola Abaré, pertencente à Ufopa, até a Aldeia Kumaruara de Solimões, onde haverá a exibição do documentário “Amazônia: a nova Minamata? (2022)”, do cineasta Jorge Bodanzky.

O filme mostra a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia. 

Um dos destaques da programação será um ciclo de debates na Ufopa sobre os três eixos temáticos do encontro: Ancestralidades, Territórios e Travessias. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a atividade ocorrerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no auditório da Unidade Tapajós, com cinco mesas: Antropoceno e Ruínas; Povos Indígenas no Brasil; Europa, África e América; Desterritorialização; e Amazônia e o Mundo Hoje.

Além do curso “Antropocênica: Manifesto Mundo-Amazônia”, iniciado no último dia 22, a Ufopa também contará com outras atividades abertas ao público, sendo duas na quinta-feira, 31 de agosto: a abertura da exposição “Notas de um Brasil Profundo”, com fotografias do cineasta Jorge Bodanzky pertencentes ao acervo do Instituto Moreira Salles (IMS), às 18 horas, na Unidade Tapajós; e a exibição do filme  “Iracema – uma Transa Amazônica (1974)”, com direção de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, no auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon. Após a exibição, haverá debate com o diretor Jorge Bodanzky.

O encontro termina no sábado (2), com visita ao Quilombo de Murumurutuba, localizado à margem esquerda da rodovia Santarém Curuá-Una. A atividade contará com a participação de convidados de Cabo Verde e Guiné-Bissau e de lideranças locais, que farão relatos sobre identidade e território quilombola; e experiências educativas em área quilombola.

A série internacional Antropocênica é coordenada pelos professores Dirk Michael Hennrich, filósofo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e Silvio Luiz Cordeiro, arquiteto e arqueólogo do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal. A Antropocênica 2 é uma realização de: Wenner-Gren Foundation (EUA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Portugal), Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT (Portugal), Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e Nômade (Brasil). Pela Ufopa integram a Comissão Executiva do Antropocênica 2 os arqueólogos Anne Rapp Py-Daniel e Claide de Paula Moraes, professores do Programa de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

Programação Resumida

22 a 25 de agosto de 2023

Curso Antropocênica

Manifesto Mundo-Amazônia

28 de agosto de 2023

Universidade Federal do Oeste do Pará / Unidade Tapajós

Abertura Antropocênica 2

29 e 30 de agosto de 2023

Viagem pelo rio Tapajós

Visita a Aldeia Kumaruara de Solimões

31 de agosto de 2023

Exibição de “Iracema, uma Transa Amazônica”, com Jorge Bodanzky

Abertura da Exposição Notas de um Brasil Profundo

31 de agosto e 1 de setembro de 2023

Universidade Federal do Oeste do Pará / Unidade Tapajós

Ciclo de Debates

2 de setembro de 2023

Visita a comunidade quilombola

Leitura coletiva do Manifesto Mundo-Amazônia

Confira a programação completa AQUI.

Mais informações no site: www.antropocenica.ooo

Fonte: Divulgação/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *