O município de Santarém, no oeste do Pará, recebe, a partir desta quarta-feira (29), mais uma edição da Festa Literária. O evento ocorre no Centro de Convenções Sebastião Tapajós e segue até domingo (3), sempre das 9h às 21h, com programação inteiramente gratuita. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Santarém.
Este ano, serão 36 estandes de comercialização de livros distribuídos pelo pavilhão de eventos do Centro de Convenções. No pavilhão também ocorrerá a programação cultural no Palco Multivozes, espaço dedicado às rodas de conversas com os convidados desta edição, além de apresentação de projetos das escolas locais e apresentações artísticas. O Ponto do Autor será o espaço dedicado aos lançamentos de livros.
A abertura, na quarta-feira, contará com a participação de Heliana Barriga e Salomão Larêdo, escritores homenageados da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Eles participam de rodas de conversa. Heliana falará sobre o Universo Infantil na Literatura Paraense, às 17h. Já Salomão participará da mesa sobre Ficção, Memória e Atravessamentos na Literatura, às 18h30. Neste dia ainda ocorre a abertura oficial e o show da Amazônia Jazz Band, às 20h.
Credlivro – O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), disponibilizará crédito de R$ 200 para 1.937 servidores da educação de Santarém e região. Quem já foi contemplado com o benefício não receberá novamente o incentivo. Além deles, 3.500 servidores municipais receberão o incremento no mesmo valor, via Prefeitura de Santarém. Belterra disponibilizará R$ 350 para 305 servidores.
Multivozes – A Feira Literária de Santarém abraça o conceito de multivozes, incorporado pela Secult em 2019 como forma de valorizar a tradição oral da Amazônia. Por isso, durante os cinco dias, a Festa Literária dedicará a programação às Vozes dos Homenageados e do Escritor Paraense; da Diversidade, Inclusão e da baixada; da Infância e da Cultura de Paz; da Democracia e do Clima; e do Baixo Amazonas.
Valorização – O evento é, ainda, resultado da política de descentralização das ações de fomento ao livro e leitura, em parceria com as prefeituras, e como extensão das ações da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro. O objetivo é a valorização da produção literária regional, para além da comercialização de livros. Por isso, diversos nomes de Santarém e região farão parte da programação em todos os dias da Festa Literária.
“O Pará é esse território diverso, com multivozes, e a Festa Literária é mais uma ação no sentido de potencializar e valorizar a territorialidade e a identidade de cada região do nosso estado. A feira é este espaço de incentivo à leitura, de promoção de encontros e discussões, e de aproximação dos autores e do público. Com isso queremos fortalecer as redes de produção cultural”, afirma a secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal.
Programação – O último dia do evento, dedicado às Vozes do Baixo Amazonas, também contará com uma ampla programação em celebração à cultura do tapajós, entre elas, uma roda de conversa com os Mestres Chico Malta (Alter do Chão) e Jefferson Paiva (Santarém), às 18h30. A mediação é de Jean Araújo. Mestre Malta fará sua apresentação em seguida, finalizando a Festa Literária ao som do Carimbó.
A programação completa da Festa Literária de Santarém está disponível no instagram da Feira Pan-Amazônica do Livro (@feiradolivroedasmultivozes) e no instagram da Secult (@secultpara). O evento também tem o apoio, via Governo do Pará, da Secretaria Regional do Baixo Amazonas. Pela Prefeitura de Santarém, apoiam o evento as Secretarias de Cultura e de Educação.
Fonte: Agência Pará