O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulga nesta quinta-feira (30/11) o estudo Cartografias da Violência na Amazônia, com uma coletiva online marcada para as 10h (horário de Brasília). A publicação feita em parceria com o Instituto Mãe Crioula (IMC), de Belém do Pará, traz dados sobre ocorrências criminais na região da Amazônia Legal, em que se destacam os índices de mortes violentas intencionais (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial) nos municípios da região, e apresenta um retrato das forças de segurança dos nove estados que compõem a região.
Além disso, a publicação também apresenta dados sobre violência contra povos indígenas, análise sobre as dinâmicas criminais, mapa das facções que atuam na Amazônia e as rotas de escoamento de drogas e outros ilícitos, apreensões de drogas e armas, crimes ambientais e narcogarimpo, violência contra a mulher, entre outros. O estudo também apresenta também um retrato das forças de segurança dos nove estados que compõem a região
O estudo Cartografias da Violência na Amazônia foi produzido a partir de dados e indicadores oficiais de diversas fontes públicas de dados, que permitem um panorama completo da área em uma só publicação. Os resultados também serão apresentados na sexta-feira, dia 2, na COP 28, em Dubai, por pesquisadores do FBSP e do IMC.