O senador Beto Faro (PT-PA) e sua esposa Deputada Federal Dilvanda Faro (PT-PA), estiveram entre os mais de 500 convidados presentes ao ato “Democracia Inabalada”, ocorrido na tarde desta segunda feira (8), em Brasília. O ato lembrou um ano da tentativa de golpe contra o estado democrático de direito no Brasil por uma minoria que não aceitou a vontade soberana do povo nas urnas, nas eleições de 2022. Faro desembarcou em Brasília na companhia do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA) também presente ao ato.
A cerimonia no Salão Negro do Senado Federal teve momentos emocionantes como a devolução do primeiro exemplar da Constituição Federal, roubado durante o ataque aos Poderes e restaurado assim como as obras de arte do acervo dos poderes. Durante o ato que contou com a presença dos presidentes dos Três Poderes: Lula, como presidente da República, ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso, muitos convidados se emocionaram ao rever trechos de um documentário que apresentou imagens inéditas da invasão aos poderes.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, também marcou presença na solenidade foi enfático. “A democracia não nos permite confundir paz e união com impunidade. A democracia venceu”, afirmou.
Para Beto Faro, o desdobramento que se seguiu após o fatídico 8 de Janeiro de 2023, mostrou que a democracia brasileira é inabalável porque traduz um sentimento humano de anseio por liberdade , igualdade onde não cabe o ódio. “Somos todos navegantes nesse mar de esperança e vamos seguir em frente, junto com o presidente Lula na reconstrução do Brasil”, afirmou.
A deputada federal Dilvanda Faro (PT-PA), que se emocionou durante a cerimônia, disse que a democracia é o lugar de encontro das diversas vozes do país, unidas pelo sonho e onde as diferenças se abraçam.